Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 13h46

Chuvas e deslizamentos deixam 44 mortos na Guatemala

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O mais recente balanço das autoridades da Guatemala elevam para 44 o número de mortos nas chuvas e deslizamentos de terra que atingiram o país neste fim de semana. Outras 16 pessoas ainda estão desaparecidas e 51 mil foram afetadas.

"Até o momento, foram reportados 255 incidentes, nos quais se estima que 43.043 pessoas estão em risco, 11.495 foram retiradas, 9.160 foram para albergues, 56 estão feridos e 44 pessoas morreram", disse a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres, em comunicado.

Luis Soto-05set.10/Efe
Equipes de resgate localizam corpo de uma das 44 vítimas das chuvas e deslizamentos de terra
Equipes de resgate localizam corpo de uma das 44 vítimas das chuvas e deslizamentos de terra

Aproximadamente cem pessoas ajudavam no resgate do primeiro desabamento em uma estrada de terra, onde um ônibus havia sido soterrado, quando um segundo deslizamento ocorreu, disse à Reuters um porta-voz do Corpo de Bombeiros. A estrada fica a cerca de 170 quilômetros da capital.

"Um paredão caiu sobre o ônibus e as pessoas se organizaram, cerca de cem pessoas, para retirar os cadáveres. Mas logo veio outro deslizamento e os soterrou", acrescentou.

Equipes de resgate usaram pás e enxadas para buscar os corpos na lama e os habitantes do lugar envolveram as vítimas em mantas para levá-las. Os trabalhos de resgate, que na tarde de domingo foram suspensos por causa de novas chuvas, poderiam ainda durar muitas horas e até dias.

Em outra estrada, outro deslizamento ocorreu mais tarde no domingo, soterrando um micro-ônibus e provocando a morte de ao menos uma pessoa e ferimentos em diversas outras.

O presidente Álvaro Colom disse que "esta é uma tragédia nacional". "É doloroso que o povo pobre seja o que mais pague pelos fenômenos naturais", acrescentou Colom.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página