Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2010 - 10h41

Parlamento da Romênia critica governo francês por deportações de ciganos

Publicidade

DA EFE, EM BUCARESTE

O Parlamento da Romênia emitiu uma declaração criticando a França pelo tratamento concedido aos cidadãos romenos de etnia cigana, cuja deportação os parlamentares consideram uma "discriminação" e uma "grave violação" dos direitos humanos e das liberdades individuais.

Segundo o texto aprovado por unanimidade, a Câmara dos Deputados vê "com preocupação" as recentes medidas das autoridades francesas, que repatriaram centenas de ciganos romenos ao país de origem.

O Parlamento romeno considera que a deportação de ciganos contraria a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE), a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e as diretivas da UE.

Além disso, o órgão manifesta "satisfação" pelas decisões dos tribunais franceses que pediram a anulação das medidas administrativas tomadas contra os ciganos romenos.

Além disso, os deputados rejeitam qualquer tentativa de relacionar os problemas aos ciganos e o funcionamento do Poder Judiciário romeno com o processo de adesão da Romênia ao Espaço Schengen, pelo qual cidadãos europeus podem circular livremente sem passaporte.

A França deportou recentemente à Romênia e à Bulgária centenas de imigrantes ciganos que tinham se instalado em acampamentos considerados ilegais pelas autoridades francesas.

O governo de Nicolas Sarkozy vem enfrentando críticas após a deportação de ao menos 1.700 ciganos nas últimas semanas.

No final de agosto, o ministro de Imigração francês Eric Besson indicou que desde 1º de janeiro, 8.313 ciganos provenientes da Romênia e da Bulgária --países pertencentes à UE desde 2007-- tinham sido repatriados aos seus países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página