Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2010 - 11h31

Atentado suicida deixa ao menos 26 feridos na Rússia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após romper um cerco policial na cidade de Makhachkala, capital da violenta república russa do Daguestão, um homem detonou explosivos num atentado suicida que deixou ao menos 26 feridos, informou neste sábado o Comitê Nacional Antiterrorista (CNA) da Rússia.

Em consequência da explosão "ficaram feridas 26 pessoas: 13 policiais e 13 moradores da cidade", afirma o órgão em comunicado, segundo o qual os fatos ocorreram ainda na noite de sexta-feira (24) durante uma operação antiterrorista que ainda não foi concluída.

Desde o início da operação forças de segurança russas já mataram dois supostos guerrilheiros islâmicos e detiveram um terceiro.

As operações continuaram nesta manhã. Por volta das 9h40 local (2h40 de Brasília), agentes da polícia russa detiveram um suposto terrorista e mataram outro suposto militante islâmico
que disparou contra as forças da ordem e tentou romper o cerco policial.

ENTENDA

As repúblicas do Cáucaso do Norte, que abrigam Inguchétia, Daguestão e Tchetchênia, têm uma população de maioria islâmica. Elas são cenário de uma violenta rebelião, onde quase todos os dias há ataques e atentados, mas que no geral escolhem como alvo os representantes das forças de segurança.

Arte/Folha Online

A rebelião islamita milita pela criação de um emirado no Cáucaso russo, e se originou das duas violentas guerras da Tchetchênia (1994-96 e 1999-2005), entre os separatistas e o exército russo.

O governo da Rússia está investindo bilhões de dólares para tentar desenvolver a região, onde o desemprego atinge mais de 50% em algumas áreas, o que muitas autoridades acreditam que leva jovens ao extremismo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página