Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2010 - 14h52

Justiça do Paquistão absolve três suspeitos de ataque à embaixada da Dinamarca

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM ISLAMABAD

Um tribunal paquistanês absolveu, neste sábado, três homens suspeitos de participação no atentado suicida que matou seis pessoas perto da embaixada dinamarquesa em Islamabad, em 2008. A Promotoria anunciou que deve apelar.

"O tribunal concluiu que a acusação não conseguiu demonstrar as acusações e absolveu os acusados", disse o promotor encarregado do caso, Mohamad Tayab.

"Apresentaremos um recurso perante a Alta Corte antes do período estipulado de 30 dias", acrescentou.

Seis pessoas morreram, inclusive um dinamarquês, e 27 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto da embaixada, em junho de 2008.

O atentado aconteceu poucos meses depois de onze jornais dinamarqueses reproduzirem uma polêmica caricatura do profeta Maomé, publicada pela primeira vez em 2005 como parte de uma série de doze desenhos satíricos pelo jornal "Jyllands-Posten". Estes desenhos provocaram uma onda de violentas manifestações contra a Dinamarca, sobretudo no mundo islâmico, em janeiro e fevereiro de 2006.

O promotor disse que chamou para depor 32 testemunhas, entre as quais duas "testemunhas oculares", que asseguraram ter visto os suspeitos Qari Ilyas e Shamsul Haq conduzir o suicida para o local do atentado.

Ele não deu maiores detalhes sobre o suposto papel do terceiro acusado.

Segundo a promotoria, os suspeitos, os três únicos julgados pelo ataque, foram detidos meses depois do atentado em um caso diferente. Durante os interrogatórios, eles teriam reconhecido a participação no ataque.

Na época, a Al Qaeda reivindicou a autoria do atentado em um vídeo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página