Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2010 - 12h22

Cerca de 5.000 vão às ruas na Sérvia contra Parada Gay

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 5.000 pessoas foram às ruas neste sábado em Belgrado, capital da Sérvia, para protestar contra a organização de uma parada do orgulho gay na cidade, prevista para este domingo.

Belgrado tentou diversas vezes organizar um evento em favor dos homossexuais, mas acabou impedida por protestos e ameaças de grupos ultradireitistas.

Entre os manifestantes, havia famílias inteiras, com crianças e jovens. Eles gritavam "em defesa da família" ao caminhar pelas ruas.

Reuters
Manifestantes vão às ruas de Belgrado para tentar impedir Para Gay prevista para este domingo
Manifestantes vão às ruas de Belgrado para tentar impedir Para Gay prevista para este domingo

A polícia vigiava de perto o protesto, que atravessou as principais avenidas de Belgrado antes de chegar ao Parlamento.

"O Estado não faz nada para ajudar as famílias, enquanto autoriza esta marcha contra a natureza. Queremos que ela seja proibida", declarou Miroslav Parovic, um dos porta-vozes da organização ultranacionalista Dveri, que convocou a manifestação.

A Parada do Orgulho Gay de Belgrado já foi autorizada pelo governo e está em seus últimos preparativos. As organizações responsáveis pela marcha disseram que a manifestação vai acontecer nas zonas do centro da capital e deve passar por vários prédios governamentais, incluindo a sede do governo.

O Ministério do Interior não revelou os planos de segurança para garantir a realização da marcha, mas Boban Stojanovic, do comitê organizador, disse que 5.000 policiais vão participar do esquema.]

O ministro dos Direitos Humanos e Minorias, Svetozar Ciplic, disse estar convencido de que a marcha ocorrerá "sem problemas" e será um marco na história da Sérvia moderna.

Ciplic, que vai se juntar à marcha juntamente a outros ministros e deputados sérvios, representantes de ONGs e organizações internacionais, pediu aos cidadãos que apoiem o evento.

A influente Igreja Ortodoxa da Sérvia foi contra a organização da marcha, mas também se manifestou contra uso da violência contra os manifestantes.

Por outro lado, algumas organizações de extrema-direita pediram às autoridades para cancelar "a marcha vergonhosa e desnecessária".

No ano passado, a marcha do orgulho gay em Belgrado foi cancelada devido a ameaças de grupos nacionalistas radicais ea falta de coordenação entre as instituições do Estado e os organizadores da manifestação. Em 2002, a primeira vez que se tentou organizar uma passeata, ela foi suspensa depois de radicais atacarem e ferirem vários participantes e policiais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página