Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2010 - 14h32

Morales oferece emprego a mineiro boliviano soterrado no Chile

Publicidade

DA EFE, EM LA PAZ

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou neste sábado seus planos de ir até Copiapó, no norte do Chile, presenciar pessoalmente o resgate do mineiro boliviano preso desde 5 de agosto na mina San José. O resgate deve ocorrer na terça-feira (12), depois que a perfuradora T-130 chegou ao local onde Carlos Mamani está com outros 32 chilenos.

"É com grande alegria que soube que a perfuradora chegou onde estão os mineiros e faremos todos os esforços para acolher nosso irmão boliviano. Aqui, ele tem garantido uma fonte de trabalho", disse Morales, em uma entrevista coletiva na cidade central de Cochabamba.

Mamani, 23, é o único estrangeiro preso a 700 metros de profundidade na mina. Quando ele sair do isolamento, Morales deve estar presente para recebê-lo. O presidente não conseguiu visitar o local em sua visita ao Chile, em setembro passado, por questões de agenda.

O presidente boliviano manifestou o seu homólogo do Chile, Sebastián Piñera, sua decisão de "ir com ele no momento do resgate" --informação que o próprio Morales confirmou hoje.

O presidente lembrou ainda que, em setembro passado, recebeu em La Paz a mulher e o pai de Mamani e que "ofereceu suporte o tempo todo".

Ele insistiu que seu governo vai pagar para trazer "o parceiro" Mamani e "lhe dará um bom trabalho aqui na Bolívia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página