Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2010 - 20h36

Resgate de mineiros no Chile começa na quarta e deve durar dois dias

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O término da construção de um duto por onde serão resgatados os 33 mineiros presos em uma mina no Chile levou as autoridades chilenas a prever que o resgate dos homens acontecerá já na próxima semana. Familiares dos mineiros presos gritaram e choraram de emoção com a notícia de que está perto do fim a maior façanha de sobrevivência subterrânea.

De acordo com o ministro da Mineração do país, Laurence Golborne, a data provável para o início do resgate é quarta-feira. "Esperamos que na sexta-feira eles estejam fora" da mina, declarou Golborne nas proximidades do local, onde neste sábado os técnicos, ajudados pelos próprios mineradores soterrados, realizaram uma explosão controlada para alargar o túnel por onde eles serão resgatados.

O ministro explicou que a data foi definida depois de ser resolvido revestir apenas o primeiro trecho do duto de 622 metros, que neste sábado chegou até os mineiros. "Revisamos isso com vários grupos de geólogos e geomecânicos, chegando à conclusão de que este duto não deve ser forrado de forma completa", detalhou o ministro. Esse revestimento começará já na noite deste sábado.

Sirenes, buzinas e sinos foram ouvidos do lado de fora da mina, anunciando que a máquina havia terminado a perfuração e chegado aos 622 metros de profundidade, dando início à fase final da operação de resgate dos 32 trabalhadores chilenos e 1 boliviano, que estão presos no fundo da mina há mais de dois meses.

"Depois do rompimento (perfuração), a mina está perto de dar à luz. A montanha vai dar à luz a 33 homens. Logo esse inferno vai acabar," disse a esposa de Claudi Yañez, um dos mineiros presos, que está no acampamento no deserto, acompanhando a operação de resgate.

Em Santiago, o presidente chileno, Sebástian Piñera, disse que gostaria de compartilhar esse momento com os familiares, o que espera poder fazer, viajando para a mina na próxima terça-feira, já que na segunda-feira ele deve ir ao Equador.

"Espero que o resgate aconteça na próxima semana. Não importa se na terça, quarta ou quinta-feira. O que importa é resgatá-los vivos e com segurança e, para conseguir isso, não vamos poupar nenhum esforço," disse Piñera.

Espera-se que o presidente boliviano, Evo Morales, que comemorou no sábado o sucesso nos trabalhos de perfuração, esteja presente no momento do resgate. "Faremos qualquer esforço para chegar e receber nosso irmão boliviano," ele disse ao se referir a Carlos Mamani, natural de uma região rural perto de La Paz e que havia começado a trabalhar na mina poucos dias antes de ficar preso nela.

A emoção e alegria também contagiaram os profissionais encarregados da perfuração, que comemoraram com champanhe o momento em que chegaram ao fundo do duto, por volta das 8 horas da manhã, horário local.

"É estranho, mas levamos 33 dias perfurando o duto, para resgatar 33 mineiros. Ainda há um longo caminho a percorrer... mas completamos uma nova etapa, um passo importante nessa operação de resgate," disse a jornalistas o ministro de mineração, Laurence Goldborne.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página