Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2010 - 11h45

Mineiros chilenos se rebelaram contra líder e queriam cavar saída própria, diz jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um grupo de cinco mineiros se rebelou contra seu líder e decidiu que cavaria com os próprios meios uma saída da mina San José, no norte do Chile. A briga ocorreu há semanas, afirma o jornal espanhol "El País".

O grupo de mineiros decidiu que não mais obedeceria o chefe do turno, Luis Urzúa, responsável por manter a ordem e disciplina dos 33 mineiros presos a 700 metros da superfície durante os 17 dias em que não tiveram contato com a superfície.

A pequena revolução causou alerta entre as autoridades chilenas, afirma o jornal, já que a Nasa, a agência espacial americana, já alertara que em situações de isolamento é crucial manter a liderança de uma pessoa.

Prova da divisão foi que, no primeiro vídeo dos mineiros distribuído à imprensa pelo governo, os cinco não apareciam. Segundo o jornal, eles estavam em outra área do refúgio, buscando uma forma alternativa de sair da mina.

O psicólogo responsável pelos mineiros, Alberto Iturra, disse que a situação foi resolvida quando o chefe do grupo, todos terceirizados por outra empresa, ordenou da superfície que eles obedecessem a Urzúa.

Neste domingo, os especialistas iniciaram a operação para reforçar com uma camada de metal os primeiros 96 metros do túnel pelo qual os 33 mineiros presos desde 5 de agosto devem ser finalmente resgatados na próxima quarta-feira (13).

A operação, que visa a garantir que as paredes não desmoronem durante o resgate dos mineiros, deve durar um dia. Nas 48 horas seguintes, os especialistas devem instalar a estrutura pela qual descerá a cápsula de resgate "Phoenix", criada especialmente pela Marinha chilena para o resgate dos mineiros.

A expectativa do governo chileno é que os mineiros comecem a ser retirados, um a um, na próxima quarta-feira. O ministro da Mineração do país, Laurence Golborne, afirmou neste sábado que o resgate dos mineiros deve durar dois dias. "Esperamos que na sexta-feira eles estejam fora" da mina, declarou Golborne nas proximidades do local, onde neste sábado os técnicos, ajudados pelos próprios mineradores soterrados, realizaram uma explosão controlada para alargar o túnel por onde eles serão resgatados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página