Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 17h46

Obama diz que resgate no Chile é inspiração para o mundo

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que o resgate dos mineiros presos no Chile é uma inspiração para o mundo.

"Quero expressar a esperança do povo norte-americano de que todos os mineiros que estão presos debaixo da terra vão retornar a salvo para casa o mais breve possível", disse Obama nos jardins da Casa Branca, enquanto prossegue o resgate dos mineiros.

Acompanhe a cobertura ao vivo
Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

Assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, Obama assistiu pela televisão na noite desta terça-feira quando o primeiro dos 33 mineiros retornou à superfície a bordo da cápsula Fênix, após mais de dois meses soterrado numa profundidade superior a 600 metros.

Dezenove dos 33 mineiros já tinham sido resgatados no momento em que Obama começou sua declaração, prestando uma homenagem à operação de resgate.

"Esse resgate é um tributo não apenas à determinação dos trabalhadores da equipe de resgate e do governo chileno, mas também à união do povo chileno que tem inspirado o mundo", disse Obama.

"Deixe-me também louvar tantas pessoas boas não apenas no Chile, mas também nos EUA e ao redor do mundo que estão estendendo suas mãos nos esforços de resgate", acrescentou o presidente norte-americano.

"Desde a equipe da Nasa que ajudou a desenvolver a cápsula de escape, as companhias norte-americanas que produziram e entregaram partes da broca de resgate, até o engenheiro norte-americano que foi do Afeganistão para operar a broca", acrescentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página