Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 19h58

"Médico" dos mineiros e disputado por duas mulheres, Barrios é recebido pela amante

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA EFE

O eletricista Yonny Barrios, 50 anos, foi o 21º mineiro a ser resgatado no Chile e a saída dele era uma das mais esperadas do dia. Não por seu estado de saúde ou habilidade, mas por ser o único mineiro oficialmente disputado por duas mulheres do lado de fora. Marta Salinas é com quem ele foi casado por 28 anos. Porém, Susana Valenzuela diz ser ela quem vive atualmente com o mineiro Don Juan.

No fim, foi a amante quem recebeu Barrios na chegada à superfície, às 16h31 desta quarta-feira, após 69 dias de confinamento a 622 metros de profundidade. Após os aplausos do público, Susana se aproximou timidamente do mineiro e deu-lhe um longo abraço, que acabou com dois beijos e um sussurro amoroso ao pé do ouvido.

Hugo Infante/Reuters/Governo do Chile
O eletricista Yonny Barrios, 50 anos, foi o 21º mineiro resgatado e recebido pela amante, Susana Valenzuela
O eletricista Yonny Barrios, 50 anos, foi o 21º mineiro resgatado e recebido pela amante, Susana Valenzuela

Já a mulher "oficial" de Barrios, Marta Salinas, se negou a assistir ao resgate depois de ficar sabendo que a amante também tinha sido convidada. "Estou contente porque foi salvo, é um milagre de Deus, mas eu não irei ver o resgate. Ele me pediu, mas também convidou a outra, e eu tenho decência. A coisa é clara: ou ela ou eu", disse Marta a jornalistas.

Ela conheceu a "rival" no acampamento Esperanza, em meio às vigílias durante o período em que os mineiros ficaram presos lá embaixo. As duas chegaram até mesmo a se mudar para o acampamento montado nas proximidades da mina.

No acampamento, a mulher e a amante discutiram sobre quem devia guardar os cinco milhões de pesos (US$ 9.803) que o empresário Leonardo Farkas deu a cada um dos operários. O dinheiro, no fim das contas, deve ficar com Marta.

CONFUSÃO

Marta dizia ser "sua mulher de toda a vida" e fez juras de amor a Barrios, mas Susana garantiu ser a atual companheira do mineiro. Eles se conheceram em um curso de capacitação oferecido pela empresa que explora a mina. Foram essas aulas, conta Susana, que possibilitaram ao mineiro conhecer um pouco sobre medicina.

Ian Salas/Efe - 31.ago.10
Foto de Yonny Barrios presa à santa no acampamento Esperanza, junto à mina San Jose no Chile
Foto de Yonny Barrios presa à santa no acampamento Esperanza, junto à mina San Jose no Chile

Ao lado de uma imagem da Virgem Maria, Susana, ou "Chanita", deixou mensagens amorosas a Yonny, a quem chama de "Chanito".

"Cuido de você porque você cuida de mim. Estarei sempre contigo, sempre. Te amo, Chanita"; "Força, meu Chanito", diz um dos bilhetes.

O jornal espanhol "El Pais" conta que Yonny esteve casado por 28 anos com Marta. Mas saiu de casa há um ano, sem se divorciar, e passou a viver com Susana.

É a ela que ele se dirigiu nos vídeos gravados nos subterrâneos da mina, pedindo que se encarregasse das "questões de dinheiro".

"Está montando outra casa e tem de pagar muitos móveis. Vou mandar uma carta para ele dizendo que não se preocupe com as dívidas, que o principal é que ele está vivo", disse Susana ao jornal.

MÉDICO

Barrios, de 50 anos, se transformou no "médico" do grupo por seus conhecimentos sobre primeiros socorros, adquiridos na infância quando ajudava sua mãe que tinha diabetes.

Ficou encarregado de dar injeções, redigir os relatórios médicos de seus companheiros e entregá-los à equipe de resgate.

O operário, que se dedica à mineração há 25 anos, começou a trabalhar na mina San José em 1985 e voltou depois da última reabertura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página