Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 13h01

Coreia do Sul diz que está aberta para negociar com o Norte

Publicidade

DA REUTERS

A Coreia do Sul está aberta para retomar negociações internacionais com o objetivo de pôr fim ao programa nuclear norte-coreano, mas apenas se o país vizinho prometer honrar um acordo de 2005, disse uma autoridade de Seul nesta quarta-feira.

Em declarações para a imprensa local, uma fonte do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano que não quis se identificar negou ligação da retomada das negociações envolvendo seis países à possibilidade de o Norte admitir que afundou um navio da Marinha sul-coreana, indicando um possível abrandamento nas exigências da Coreia do Sul.

Seul dissera anteriormente que o país rival deveria admitir responsabilidade pelo afundamento do navio, ocorrido em março, e tomar "medidas sinceras" sobre o incidente antes de retomar as conversações, que estão paradas há dois anos.

"Se a Coreia do Norte mostrar sinceridade e apresentar uma promessa verbal de implementar medidas para o desarmamento nuclear equivalente às 750 mil toneladas de óleo combustível pesado que recebeu da comunidade internacional, podemos aceitar a retomada das conversas entre os seis países", afirmou a autoridade à agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Norte recebeu o óleo combustível como uma indenização inicial pelas medidas que adotou durante 2008 para interromper suas atividades nucleares, ajuda que o governo norte-coreano depois qualificou como irrelevante.

"Ela também deve permitir o retorno de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ou declarar moratória de suas instalações nucleares", afirmou a autoridade.

O ministério não confirmou os comentários, mas disse que a entrevista não marca o recuo na posição do país.

ACORDO

No acordo de 2008 feito entre as duas Coreias, EUA, Japão, Rússia e China, o regime do ditador Kim Jong-il aceitou abandonar todas as suas armas nucleares e os programas existentes e retornar ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Em um acordo subsequente, a Coreia do Norte concordou em desativar e lacrar suas instalações nucleares e convidar inspetores internacionais para supervisionar as medidas de desarmamento.

O país recebeu ajuda econômica em resposta a essas medidas, incluindo uma remessa inicial de 1 milhão de toneladas de óleo combustível pesado.

Depois, no entanto, a Coreia do Norte abandonou as conversações mantidas pelos seis países, que começaram em 2003, dizendo que não negociaria com os EUA, pois seu objetivo seria prejudicar os líderes norte-coreanos.

Contudo, em uma reviravolta ocorrida em julho, o Norte disse que estava aberto para retornar à mesa de negociações, e a China, que sediava o fórum, tem trabalhado nos bastidores pela retomada das conversas.

Analistas dizem que a Coreia do Norte vem sendo pressionada pelas sanções da ONU, impostas depois que no ano passado o país realizou testes nucleares e de mísseis. Segundo eles, as punições aprofundaram os problemas econômicos do país, que pode estar disposto a negociar para obter compensações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página