Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 16h22

EUA anunciam negócio militar de US$ 60 bilhões com Arábia Saudita

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os EUA planejam uma venda de U$ 60 bilhões em aviões e helicópteros de combate para a Arábia Saudita, anunciou nesta quarta-feira o Departamento de Estado americano.

O Pentágono deve agora notificar o Congresso do negócio com o país, um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio e rival do Irã.

O secretário-assistente de Estado para assuntos militares, Andrew Shapiro, disse que o governo Barack Obama não espera nenhuma objeção às vendas por parte de Israel, em geral reticente quanto às vendas militares americanas a países árabes.

O negócio, que era esperado, inclui 84 novos jatos F-15 e atualizações para os 70 F-15 já pertencentes à Arábia Saudita, além de 70 helicópteros apache, 36 AH-6M e 72 Black Hawks.

Segundo Shapiro, o pacote prevê conclusão das vendas nos próximos 15 a 20 anos e não deve exceder os US$ 60 bilhões.

IRÃ

Após a notificação, congressistas tem 30 dias para barrar a venda.

Embora vendas do tipo em geral encontrem resistência, sobretudo do lobby pró-Israel, a Casa Branca não acredita que seja o caso agora, já que atualmente a grande preocupação israelense na região é a ascensão militar do Irã.

Diplomatas americanos disseram à agência Associated Press que o secretário da Defesa americano, Robert Gates, notificou seu colega israelense, Ehud Barak, sobre o negócio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página