Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 17h44

Chávez e Ahmadinejad se chamam de "irmãos" e declaram "frente revolucionária"

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA REUTERS, EM TEERÃ

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse a seu colega venezuelano, Hugo Chávez, nesta quarta-feira que eles vão derrotar seus inimigos em comum, na última bravata desafiadora contra os países ocidentais, que ele alega que estão fracassando em isolar o Irã da comunidade internacional.

Marcelo Garcia/AFP
Foto divulgada pela Presidência da Venezuela mostra Chávez sendo recepcionado pelo colega Ahmadinejad
Foto divulgada pela Presidência da Venezuela mostra Chávez sendo recepcionado pelo colega Ahmadinejad

No final de uma visita de dois dias, Chávez condenou as ameaças militares contra o Irã.

"Eu deveria usar a oportunidade para condenar aquelas ameaças militares que estão sendo feitas contra o Irã", disse Chávez em entrevista coletiva, na qual os dois líderes se chamaram um ao outro de "irmão".

"Nós sabemos que eles nunca serão capazes de restringir a revolução islâmica de forma alguma. Nós vamos sempre permanecer juntos, vamos não só resistir, mas permanecer vitoriosos um ao lado do outro."

Os dois países têm em comum mais do que uma inimizade com os EUA. Também são membros da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), cujas valiosas exportações de petróleo lhes dá uma certa fortaleza diplomática, apesar de serem visto com suspeita pelo Ocidente.

Chávez disse que foram assinados vários acordos para ampliar a cooperação industrial.

A visita do aliado próximo acontece uma semana após Ahmadinejad ter recebido uma calorosa recepção no Líbano --lar do grupo militante xiita Hizbollah. Os dois eventos diplomáticos estão, em parte, direcionadas a mostrar a Washington que o Irã ainda tem parceiros no mundo que pretendem confrontar os interesses americanos.

FRENTE REVOLUCIONÁRIA

Em palavras que mostram sua ambição de representar países em desenvolvimento que se sentem oprimidos pelo Ocidente, Ahmadinejad disse que o Irã e a Venezuela são parte de uma frente revolucionária da América Latina "se estendendo até o leste da Ásia".

"Se um dia meu irmão Chávez e eu e algumas outras pessoas estivemos sozinhos no mundo, hoje nós temos uma longa fila de autoridades revolucionárias e pessoas uma ao lado da outra", disse o iraniano.

"Os inimigos das nossa nações vão partir um dia. Essa é a promessa de Deus e a promessa de Deus será definitivamente cumprida", disse Ahmadinejad.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página