Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 13h19

Senador eleito pela Flórida, republicano Marco Rubio é cotado para Casa Branca

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MIAMI

O republicano Marco Rubio, americano de origem cubana de 39 anos que conquistou um assento no Senado pela Flórida, se transformou na "estrela hispânica" do Partido Republicano e já tem o nome cotado para a disputa para a Casa Branca, daqui a dois anos.

Leia a cobertura completa das eleições nos EUA
Entenda o que está em jogo nestas eleições
Democratas tentam conter avanço republicano
Veja quais as disputas mais acirradas
Republicanos terão muito trabalho para montar uma frente unida nos EUA; ouça
Baixa popularidade de Obama vai influenciar eleições nos EUA; ouça correspondente
Veja imagens das eleições

Advogado, nascido em Miami filho de um casal de exilados cubanos, Rubio se transformou na principal esperança hispânica dos republicanos, claramente desfavorecidos nas últimas eleições por este segmento do eleitorado --que, em 2008, foi essencial para o triunfo dos democratas.

Analistas americanos consideram que a urgência de recuperar os eleitores latinos por parte dos republicanos eleva Rubio ao patamar de potencial vice-presidente em uma chapa conservadora em 2012, ao lado de Sarah Palin ou Mitt Romney.

"Muitos vão dizer qual é o significado desta vitória (...), não se trata de ambições pessoais, e sim do futuro" dos Estados Unidos, afirmou o novo senador da Flórida, falando após a divulgação dos resultados.

Hans Deryk /Reuters
O republicano Marco Rubio, apoiado pelo Tea Party, conquistou a vaga para o Senado pelo Estado da Flórida
O republicano Marco Rubio, apoiado pelo Tea Party, conquistou a vaga para o Senado pelo Estado da Flórida

A vitória "transforma Rubio imediatamente em um possível candidato à indicação como vice-presidente em 2012", considerou Ariel Gonzalez, professor e analista político do Miami Dade College.

O surgimento deste jovem de origem cubana é a realização de um sonho para muitos conservadores, que acreditam ter diante dos olhos um fenômeno comparável a um "Obama da direita".

"Obama não foi senador no Illinois por muito tempo" antes de anunciar que tentaria a presidência, disse à AFP Michael Martínez, especialista em ciência política e estratégias de campanha da Universidade de Miami.

Se Rubio decidir buscar uma indicação de seu partido para a Casa Branca, "daria (aos eleitores) a oportunidade de votar em um latino", destacou Martínez.

No entanto, o especialista indicou que Marco Rubio ainda tem "um longo caminho a percorrer" se quiser repetir a experiência de Obama e apostar suas fichas em uma candidatura "étnica", representando a maior minoria do país --e a que mais cresce.

Considerado uma das novas estrelas do movimento ultraconservador Tea Party, Rubio derrotou na briga pelo Senado dois pesos pesados: o independente e atual governador da Flórida, Charlie Crist, e o democrata Kendrick Meek, que contava com o apoio do presidente Obama.

Católico fervoroso, defensor de uma política mão de ferro com Cuba e com a imigração ilegal - mas aberto à ideia de uma reforma migratória nos Estados Unidos -, o novo senador hispânico é apreciado pelos ultraconservadores por suas críticas contra o governo de Barack Obama.

"Eu cresci em uma comunidade de exilados cubanos da qual tenho orgulho de pertencer (...); esta noite o filho dos exilados vai ao Senado dos Estados Unidos", disse Rubio para os 2.000 partidários que festejavam seu triunfo no Hotel Biltmore, oeste de Miami.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página