Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 11h14

Pior incidente com Airbus A380 faz Qantas suspender voos do modelo, o maior do mundo

Publicidade

DA REUTERS

O mais grave incidente envolvendo o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, em três anos de atividade obrigou uma aeronave com 459 pessoas a bordo a realizar uma aterrissagem de emergência em Cingapura nesta quinta-feira e levou a empresa aérea australiana Qantas a suspender os voos de toda a sua frota do modelo.

Veja Vídeo

Uma das quatro turbinas do Airbus A380 apresentou falhas apenas minutos depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney (Austrália), aterrorizando passageiros, que disseram ter ouvido um grande estouro e visto partes da turbina se desprendendo.

Vivek Prakash/Reuters
Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos
Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos

Segundo a empresa, nenhum dos 433 passageiros e 26 tripulantes do voo QF34, que havia iniciado em Londres, ficou ferido.

A Qantas, que opera seis A380, anunciou que toda a sua frota do modelo teve seus voos suspensos vai passar por minuciosa investigação. Três A380 tinham voos previstos para hoje --um partindo de Sydney e dois de Los Angeles--, que foram cancelados.

Wong Maye-E/AP
Bombeiros tentam resfriar turbina do Airbus A380 da Qanta que apresentou falha; 459 pessoas estavam a bordo do avião
Bombeiros tentam resfriar turbina do Airbus A380 da Qanta que apresentou falha; 459 pessoas estavam a bordo do avião

"Vamos suspender todas as decolagens do modelo até termos certeza de que temos informações suficientes [sobre o incidente]", afirmou o diretor-executivo da empresa aérea, Alan Joyce, em Sydney.

Segundo Joyce, a aeronave é capaz de voar com apenas duas turbinas em funcionamento. "Foi uma falha de dimensão significativa. Nós não a estamos subestimando", afirmou.

As investigações estão sendo conduzidas pela agência australiana de segurança de transporte aéreo. Os passageiros devem passar a noite em Cingapura e completar a viagem até Sydney nesta sexta-feira (5) pela manhã, em uma nova aeronave.

HISTÓRICO

Até hoje, não havia registro de nenhum incidente significativo envolvendo o Airbus A380 desde o seu lançamento, em 2005, em meio a grande celebração sobre aquele que é considerado o maior, menos poluente e mais silencioso avião do mundo. O avião que sofreu o incidente foi construído há dois anos.

Ao contrário da Qantas, as empresas aéreas Singapore Airlines, Emirates, Air France e Lufthansa, que também operam o modelo, disseram que não pretendem cancelar as atividades de suas frotas.

Há atualmente 37 aviões do tipo voando no mundo, e 200 encomendados à empresa franco-alemã --que tem enfrentado atrasos nas entregas.

No começo deste ano, um A380 da Qantas havia estourado dois pneus ao aterrissar em Sydney. E em setembro do ano passado uma aeronave teve de dar meia-volta após decolar de Paris. Mas nenhum dos incidentes teve a gravidade do ocorrido nesta quinta-feira.

A Qantas nunca teve um acidente fatal. Em 2008, uma explosão abriu um buraco em um 747-400 da empresa australiana, mas a aeronave conseguiu pousar.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Airbus A380, da empresa franco-alemã, aterrissa pela primeira vez no Brasil, no aeroporto de Cumbica, em 2007
Airbus A380, da empresa franco-alemã, aterrissa pela primeira vez no Brasil, no aeroporto de Cumbica, em 2007

ATERRISSAGEM

Segundo a TV de Cingapura Channel NewsAsia, o Airbus A380 ainda sobrevoou por cerca de uma hora a cidade para queimar combustível antes de realizar a aterrissagem de emergência.

"Quatro ou cinco minutos após a decolagem, houve um grande barulho", disse o passageiro Neil Shephard. "O piloto disse que tinha havido um problema técnico e começamos a circular por cerca de uma. A aterrissagem foi um pouco turbulenta."

A aeronave foi então cercada por veículos de emergência. Uma TV local mostrou ainda pedaços de fuselagem nos arredores do aeroporto de Cingapura que foram atribuídos ao avião.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página