Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2010 - 09h25

Irã produziu mais de 35 quilos de urânio a 20%, diz Salehi

Publicidade

DA EFE, EM TEERÃ

Desde que começou com o controvertido processo em fevereiro passado, o Irã produziu mais de 35 quilos de urânio enriquecido a 20%, anunciou neste sábado o diretor do organismo iraniano da Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em declarações da agência de notícias local "Isna", o responsável iraniano revelou que o país assinou acordo com a Rússia para compra de diversos produtos radiofamacêuticos.

"Até o momento, produzimos mais de 35 quilos de urânio enriquecido a 20%, uma média de três quilos por mês. Temos condições de produzir cinco quilos por mês, mas agora não precisamos", afirmou.

"Se o reator de pesquisa de Teerã não parar, seremos capazes de produzir totalmente os produtos radiofarmacêuticos que necessitamos para os tratamentos de doentes de câncer", acrescentou.

Salehi assinalou que o regime iraniano chegou "a um bom acordo com a Rússia neste assunto. Esperamos que os produtos radiofarmacêuticos possam ser importados ao Irã nos próximos meses".

Além disso, assinalou que o regime planeja lançar um novo reator de água pesada de Arak -- cidade localizada no centro do país -- "dentro de dois ou três anos".

Com Estados Unidos e Israel à frente, a comunidade internacional acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de caráter clandestino e aspirações militares cujo objetivo seria adquirir arsenal atômico, alegação que o regime iraniano nega

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página