Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2010 - 17h12

Google Earth revela estrela de Davi no topo de prédio no Irã e causa furor

Publicidade

DE SÃO PAULO

A imprensa iraniana reagiu com ultraje nesta quinta-feira quando uma das imagens de satélite feitas pelo site Google Earth revelou o que seria uma estrela de Davi, símbolo do judaísmo, no topo da sede da companhia aérea Iran Air, em Teerã, capital iraniana.

O governo iraniano é inimigo declarado de Israel, com quem rompeu relações em 1979, após a Revolução Islâmica. Seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, é conhecido por repetir inúmeras vezes que o Holocausto, a morte de 6 milhões de judeus durante o regime nazista, foi um exagero histórico e por ter dito que queria varrer Israel do mapa.

Reprodução/Google Earth
Google Earth mostra estrela de Davi no topo de prédio em Teerã, capital do Irã
Google Earth mostra estrela de Davi no topo de prédio em Teerã, capital do Irã

O site de notícias israelense Ynetnews.com afirma que a estrela é real e teria sido construída por engenheiros israelenses que trabalharam no Irã antes da revolução, durante o governo do xá Mohamed Reza Pahlavi, quando as relações bilaterais eram muito melhores. Entre 1960 e 1979, aviões faziam regularmente a rota entre o Aeroporto Internacional Mehrabad, em Teerã, e o Aeroporto Internacional Ben Guron, em Tel Aviv.

"É interessante que mesmo após 32 anos da vitória da revolução, a estrela símbolo do sionismo ainda tem que ser removida do prédio", afirma um site iraniano, citado pelo Ynetnews.com.

O Ynetnews.com afirma que a descoberta levou a pedidos imediatos de autoridades iranianas para que a estrela seja retirada.

O site ressalta ainda que este incidente não é inédito. Em agosto, uma estrela judaica foi vista em um prédio na principal praça de Teerã, o que levou a alegações da imprensa de que "o regime sionista está conquistando a Praça da Revolução".

O jornal britânico "Daily Mail", que também traz as imagens retiradas do Google Earth, questiona se a estrela não seria apenas um jogo de luz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página