Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 13h51

Construída em 1851, prisão onde está Assange fica em rua pacata de Londres

Publicidade

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Uma rua pacata, num bairro pacato onde a única coisa que chama a atenção são vans com gigantescas antenas parabólicas para fazer transmissões para TVs.

Estamos na frente da Wandsworth Prison, no sul de Londres. É a maior prisão do Reino Unido, mas de fora parece um castelo, com pequenos tijolos amarelos, torres, jardineiras e um grande portão de madeira.

Martial Trezzini-04nov.10/Efe
Fundador do site Wikileaks, Julian Assange, está preso em Wandsworth, em uma ruca pacata da capital britânica
Fundador do site Wikileaks, Julian Assange, está preso em Wandsworth, em uma rua pacata da capital britânica

Não seria ponto de atração para a mídia se lá dentro não estivesse Julian Assange.

A cadeia, construída em 1851, tem capacidade para 1.665 homens. Já abrigou outros famosos, como o escritor irlandês Oscar Wilde (condenado por pederastia) e Ronald Biggs, do famoso assalto ao trem pagador. Biggs fugiu de lá em 1965 e foi para o Brasil.

São ao todo oito alas e centros para tratar alcoólatras e viciados em drogas.

Os novos vizinhos de Assange ainda nem notaram sua presença. "Por enquanto, não serviu nem para aumentar as vendas", disse Fred Spall, que trabalha numa loja que vende árvores de natal em frente ao presídio.

Mais sorte talvez tenha o pub The County Arms, que se gaba de ter o mais lindo jardim da cidade. Mas é seu convite para espantar o frio, que chega a -3º C, que deve atrair os jornalistas que esperam por visitantes famosos de Assange. Uma placa diz: deixe o frio aí fora e prove nosso vinho quente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página