Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2010 - 08h35

Pulitzer muda regra e inclui mídias digitais

Publicidade

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

O Pulitzer, prêmio mais importante do jornalismo, anunciou que mudou suas regras de avaliação buscando se adaptar às novas formas de jornalismo.

A partir do ano que vem, não ficará mais restrito ao conteúdo impresso. Em 12 das 14 categorias premiadas, os candidatos poderão submeter trabalhos que usam diversas ferramentas jornalísticas. Além da reportagem impressa, serão avaliados vídeos, bancos de dados e apresentações multimídias ou interativas --ou uma combinação desses formatos.

"As mudanças reconhecem a importância crescente dos formatos visuais de contar histórias usando vídeos e outros formatos multimídia e o contínuo desejo de premiar o melhor jornalismo, independentemente do formato", disse o Conselho do Prêmio Pulitzer, em comunicado.

Para premiar reportagens que envolvem diversos formatos (como vídeos e artes gráficas), o número máximo de autores por trabalho mudou: de três para cinco.

As únicas duas categorias jornalísticas que não passarão pela mudança são as de fotografia, mas que ainda assim terão uma alteração: os trabalhos que antes só podiam ser entregues impressos agora serão submetidos via formato digital.

Em 2008, o prêmio, criado há 94 anos, também teve uma mudança significativa, passando a aceitar também inscrições de publicações baseadas somente na internet.

Os ganhadores do Pulitzer recebem US$ 10 mil em dinheiro e um certificado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página