Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 02h51

Terrorismo, terremotos e tuítes; veja cronologia do balanço da década

Publicidade

DE SÃO PAULO

Nunca foi tão simples representar uma década numa imagem: a rápida aproximação de aviões num canto da tela, o choque contra torres gigantes, a bola de fogo formada. O 11 de Setembro de 2001 foi o parâmetro para duas guerras, definições criativas do que é tortura e novos conceitos sobre democracia, segurança e liberdade.

Paradoxalmente, e numa prova de que foi uma década vivida em ritmo frenético, já se colocam dúvidas sobre algo que até há pouco tempo seria uma pergunta ridícula: foi este o evento crucial do período?

A concorrência mais forte é a quebra do banco Lehman Brothers, em 2008, marco do terremoto simbólico que atingiu o capitalismo (tão ou mais devastador que os grandes tremores reais da década, no Sudeste Asiático e no Haiti).

Ou foi a nova cara pop do ambientalismo, não mais confinada ao circuito de grandes conferências, o que será lembrado como um marco em décadas futuras?

Talvez, na verdade, seja a informalidade das novas formas de comunicação, em que mensagens têm 140 caracteres e são lidas em tablets de 9,7 polegadas.

A década termina deixando perguntas. Se há uma certeza, é de que ela não se esgota à meia-noite de amanhã.

###CRÉDITO###

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página