Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2011 - 07h48

Assassino de governador paquistanês diz que agiu sozinho

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM ISLAMABAD
DE SÃO PAULO

Mumtaz Qadri, assassino confesso do governador da província paquistanesa de Punjab, afirmou ter agido sozinho, sem o apoio de uma organização radical islâmica, indicou nesta segunda-feira a polícia de Islamabad.

Qadri atuava como guarda-costas do governador Salman Taseer, 66, quando o matou a tiros na saída de um restaurante em Islamabad, capital do Paquistão, na última terça-feira (4). Ele alega ter sido um ato contra a oposição de Taseer a leis que determinam a morte a quem insultar o Islã.

Taseer, 66, governava a mais rica província paquistanesa e era figura do alto escalão do governista Partido do Povo. Ele era considerado uma voz moderada e era aliado próximo do presidente Asif Ali Zardari.

Creative Commons-29nov.10
Salmaan Taseer participa de evento na casa oficial do governador de Punjab; ele foi morto a tiros
Salmaan Taseer participa de evento na casa oficial do governador de Punjab; ele foi morto a tiros

"Mumtaz Qadri fez sua confissão, na qual diz ter matado Salman Taseer sozinho, sem a ajuda de uma organização religiosa ou extremista", declarou Haron Joya, chefe da polícia do bairro de Islamabad onde ocorreu o crime, na última terça-feira.

Qadri voltou a depor perante o juiz nesta segunda-feira, e retornou à prisão em seguida. Segundo Malik Waheed Anjum, um de seus advogados, a próxima audiência está marcada para o dia 24 de janeiro.

Os investigadores afirmam que Mumtaz Qadri, policial de 26 anos, entregou-se à polícia logo após o crime.

Qadri diz ter decidido assassinar Taseer porque este se opunha à lei da blasfêmia, defendida pelos religiosos conservadores, que prevê a pena de morte em punição à blasfêmia contra o Islã.

O governo decretou três dias de luto nacional após o assassinato --o mais significativo deste a morte da ex-premiê Benazir Bhutto, em 2007, vítima de um atentado suicida.

Um oficial de inteligência que interrogou o suspeito disse que Qadri planejou o assassinato por quatro dias, quando soube que seria escalado para a segurança de Taseer. Ele relatou ainda que Qadri disse estar orgulhoso de ter matado um blasfemador.

Aliados do governador questionaram o motivo de Taseer não estar melhor protegido, diante das semanas de protestos enfurecidos do lado de fora da casa do governador, em protesto a sua oposição à lei da blasfêmia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página