Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 10h02

Havaí usa sirenes para alertar sobre tsunami após tremor no Japão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Estado americano do Havaí usou sirenes para ordenar que a população seja retirada da faixa costeira das ilhas após o forte terremoto de magnitude 8,9, seguido de um tsunami, que atingiu nesta sexta-feira o Japão, gerando um alerta de tsunami na maioria dos países banhados pelo oceano Pacífico.

As sirenes começaram a soar às 9h59 locais e continuarão soando a cada hora. Estima-se que as primeiras ondas cheguem ao Havaí por volta das 14h55 locais.

"Temos umas quatro horas para esvaziar a linha costeira", disse John Cummings, funcionário do Departamento de Gestão de Emergências de Honolulu. "Parece que isto será muito sério."

O Havaí está localizado a cerca de 6.400 quilômetros do epicentro do terremoto registrado nesta sexta.

As autoridades usavam ônibus para tirar os moradores das áreas de risco e já começaram a instalar centros para colher os que deixaram suas casas.

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico, baseado em Ewa Beach, no oeste de Honolulu, emitiu um alerta que abrange todos os países com costa no Pacífico, incluindo Austrália e países da América Central e América do Sul.

Editoria de Arte/Folhapress

TREMOR

A polícia do Japão afirmou nesta sexta-feira que subiu para 40 o número de mortes causadas pelo forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página