Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 10h15

Ondas pequenas atingem Indonésia e Filipinas sem causar danos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pequenas ondas chegaram às costas da Indonésia e das Filipinas, sem que fossem registrados danos, indicaram fontes oficiais de ambos os países, depois do forte terremoto de magnitude 8,9, seguido de um tsunami, que deixou ao menos 40 mortos nesta sexta-feira no Japão.

As autoridades indonésias anunciaram na noite de sexta-feira (hora local) que levantaram o alerta de tsunami, depois da chegada das ondas de apenas dez centímetros, que não causaram nenhum dano.

Por sua parte, o diretor dos serviços meteorológicos filipinos indicou que ondas pequenas também chegaram a seu país sem maiores danos.

A polícia do Japão afirmou que chega a 40 o número de mortes causadas pelo forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página