Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 14h32

Argentina oferece ao Japão envio de especialistas em resgate

Publicidade

DA EFE, EM BUENOS AIRES

O governo da Argentina ofereceu ao Japão o envio de especialistas em resgate para colaborar nas tarefas de assistência aos desabrigados deixados pelo terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

"O que vimos era apavorante", diz brasileiro; leia relatos sobre tremor
350 mil brasileiros vivem no Japão; veja telefones de informações
Presenciou o terremoto? Envie foto ou vídeo
Tente localizar alguém com a ferramenta do Google
Leitor registra chão rachado no Japão
Veja fotos do terremoto e do tsunami

A Chancelaria argentina expressou em comunicado sua "mais profunda dor e a solidariedade do governo e do povo argentinos ao governo e ao povo do Japão, especialmente aos familiares das vítimas e os feridos na tragédia".

Além disso, informou que por disposição da presidente argentina, Cristina Fernández, a Chancelaria se comunicou através de sua representação em Tóquio com autoridades do governo japonês e ofereceu a colaboração de pessoal especializado em questões de resgate da Comissão de Capacetes Brancos.

Além disso, a Chancelaria argentina mantém a assistência consular e o contato permanente com a comunidade de argentinos residentes no Japão.

"Até o momento não se têm notícias que nenhum cidadão argentino tivesse sido vítima dos efeitos do terremoto", informou a Chancelaria argentina.

TREMOR

O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página