Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 15h09

Obama envia segundo porta-aviões ao Japão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o envio de um segundo porta-aviões para oferecer assistência ao Japão, após o terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o país nesta sexta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

"Nós atualmente temos um porta-aviões no Japão, e outro está a caminho", disse Obama, afirmando que outro navio estava sendo direcionado para os territórios americanos nas Ilhas Marianas para "ajudar os necessitados".

"Hoje, os fatos mostram o quanto frágil pode ser a vida. Damos nosso apoio a nossos amigos no Japão e em toda a região, e nós ficaremos ao lado deles durante a recuperação e reconstrução após essa tragédia", afirmou Obama, acrescentando que "as imagens de destruição vindas do Japão são simplesmente devastadoras".

TREMOR

O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página