Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 17h07

Irã expulsa executivo da agência de notícias France Presse

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades iranianas expulsaram nesta sexta-feira sem oferecer explicações o jornalista de origem indiana Jay Deshmukh, subdiretor em Teerã da agência de notícias francesa France Presse.

Deshmukh, de 40 anos, era um dos 11 jornalistas que tiveram suas credenciais retiradas pelo Ministério de Orientação e Guia Islâmica, organismo encarregado pela imprensa, após os protestos da oposição em 14 de fevereiro.

Fontes confirmaram que a agência de notícias fez um protesto formal tanto em Teerã quanto em Paris e exigiu explicações às autoridades competentes, enquanto o Ministério de Relações Exteriores francês deplorou a ação contra o jornalista.

Autoridades iranianas se recusaram a comentar o assunto.

A expulsão de Deshmukh é a última das contínuas ações das autoridades iranianas contra a imprensa internacional.

Entre outras medidas de pressão, o governo impede ligações com grupos opositores ou que os jornalistas estrangeiros participem de manifestações que não são convocadas pelo regime.

Há alguns meses também os proíbem de abandonar Teerã, exceto com uma permissão oficial, e de trabalhar na rua diariamente sem autorização especial do citado ministério.

As autoridades também impõem restrições aos acessos à internet, distorcem os sinais de televisão e, nos últimos dias, iniciaram uma campanha para tirar as antenas parabólicas dos edifícios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página