Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2011 - 17h28

Arábia Saudita envia tropas para ajudar a coibir revolta no Bahrein

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Arábia Saudita, controlado por um governo sunita, enviou uma tropa de cerca de 1.000 homens para o Bahrein, para conter protestos de muçulmanos xiitas, que são maioria no país.

As tropas foram chamadas para proteger a monarquia bareinita. Os Emirados Árabes Unidos também enviaram uma tropa de cerca de 500 policiais para o Bahrein, para ajudar a proteger as instalações do governo.

Reuters/Bahrain state TV via Reuters TV
Tropas da Arábia Saudita ocupam o Bahrein a pedido do governo do país para ajudar a conter manifestantes
Tropas da Arábia Saudita ocupam o Bahrein a pedido do governo do país para ajudar a conter manifestantes

O conflito no Bahrein é considerado sectário e em prol da democracia. A maioria xiita na região vê uma oportunidade de se livrar de dois séculos de governo monárquico sunita. Os líderes do Golfo se preocupam que a onda de protestos fortaleça o Irã, que é controlado por xiitas, contra a Arábia Saudita, controlada por governo sunita.

A ocupação foi decidida depois do confronto entre a polícia do Bahrein e xiitas no domingo. Foi o mais violento embate desde que as tropas do país mataram sete manifestantes no mês passado.

"Outros países do Golfo também vão participar para trazer calmaria e ordem ao Bahrein", disse o chanceler dos Emirados Árabes, Sheikh Abdullah bin Zayed al-Nahayan, nesta segunda-feira, na reunião de ministros de relações exteriores do G8, em Paris.

Apesar das declarações, ainda não está claro qual será a participação de outros países árabes no Bahrein.

O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda que não consideram o envio de tropas da Arábia Saudita ao Bahrein uma invasão.

"Isso não é a invasão de um país", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página