Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2011 - 07h41

Obama quer construir "uma ponte cultural simbólica" com Brasil

Publicidade

DE SÃO PAULO

Sem desprezar o lado econômico, duas especialistas do Council on Foreign Relations, influente centro de estudos de Washington, destacaram nesta terça-feira, em teleconferência, o aspecto simbólico da primeira visita de Barack Obama à América do Sul, informa reportagem de Cláudia Antunes, da Folha.

Ao discursar em praça pública no Rio, assistir a uma apresentação de capoeira na icônica Cidade de Deus e fazer no Chile o primeiro pronunciamento aos latino-americanos desde a Cúpula das Américas de 2009, Obama tentará construir uma "ponte cultural" entre os EUA e a região, disse Julia Sweig.

"Seu aceno aos brasileiros na favela ajudará a convencer o Congresso dos EUA a reduzir as tarifas sobre o álcool brasileiro? Não sei. Mas pode começar a ajudar [a presidente Dilma] Rousseff a explicar para seu público interno por que é do interesse do Brasil se conectar aos EUA", exemplificou.

Sweig, que acaba de se reunir em Brasília com autoridades do governo, também apontou o simbolismo do encontro do primeiro negro presidente dos EUA com a primeira mulher presidente do Brasil.

Leia a íntegra na edição desta quarta-feira da Folha, disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página