Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2011 - 17h07

Ruas do centro do Rio serão interditadas para receber Obama

Publicidade

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

Trinta e uma ruas do centro do Rio serão total ou parcialmente interditadas para o discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, na praça da Cinelândia, no próximo domingo.

A estação Cinelândia do metrô ficará fechada entre 7h e 16h30 de domingo, e entre 12h30 e 15h30, os trens nem sequer circularão pelo trecho entre as estações Glória e Carioca, duas estações mais próximas do metrô.

Ou seja: quem vier da zona Sul, terá de descer na Glória e ir andando para o local do discurso; já quem vier da zona Norte, terá de desembarcar na estação Carioca.

O acesso à praça, onde acontecerá o discurso, será exclusivo para pedestres na altura da rua Santa Luzia e da praça Mahatma Gandhi. Todos os demais acessos estarão fechados. Para ter a entrada autorizada, é necessário apresentar documento de identificação. É proibido levar bolsas ou mochilas.

As interdições de ruas começam à 0h de sexta-feira, quando serão fechadas a rua Evaristo da Veiga, no trecho entre rua Senador Dantas e avenida Rio Branco; a avenida Treze de Maio e a rua de serviço da praça Floriano, em toda a sua extensão.

Às 7h de sábado, outras oito ruas serão interditadas, inclusive a avenida Rio Branco entre as ruas Almirante Barroso e Santa Luzia. No domingo, mais 25 trechos serão interditados.

A partir da 0h de sábado, será proibido estacionar no polígono formado por rua Santa Luzia, praça Mahatma Gandhi, rua México, avenida Almirante Barroso e avenida República do Chile.

Todas as interdições serão suspensas apenas às 19h de domingo.

O comércio na vizinhança da Cinelândia também será fechado no domingo, o que inclui o tradicional cinema Odeon.

A Prefeitura do Rio não quis estimar o público presente ao evento, mas diz que a praça pode comportar com tranquilidade até 35 mil pessoas.

A prefeitura recomenda que quem quer assistir ao discurso opte pelo transporte público. O número de ônibus que circulam pelo centro será dobrado; haverá 2.088 composições de 83 linhas.

"A preocupação da prefeitura é com o carioca. O prefeito Eduardo Paes quer que o carioca que vá assistir ao evento possa chegar com tranquilidade", disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, após apresentar o esquema.

Ele não excluiu a possibilidade de que outras restrições pontuais ao trânsito tenham que ser feitas por conta do resto da agenda de Obama na cidade, que ainda não foi oficializada pelo governo americano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página