Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2011 - 09h13

Após acordos em Brasília, Obama tem agenda de turista no Rio

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve cumprir uma agenda cheia neste domingo no rio de Janeiro. Mas longe dos acordos bilaterais e discursos por uma melhor relação comercial com o Brasil, que marcaram sua visita à capital Brasília, o dia da família Obama ganha tom de turismo.

Os Obamas chegaram no Rio na noite deste sábado. Eles embarcaram em helicópteros que levaram toda a comitiva por uma viagem pelo Rio. Menos de 15 minutos depois, os helicópteros pousaram no campo do Flamengo, na Gávea, onde os carros blindados da comitiva já estavam estacionados. Quinze batedores o aguardavam do lado de fora do campo.

De lá, Obama e comitiva seguiram para o hotel Marriott, na orla de Copacabana. Os carros entraram direto na garagem do prédio, aplaudidos por populares que, mantidos à distância da entrada do hotel, esperavam uma chance para ver Obama.

Hoje, o presidente visita o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, um patrimônio nacional e um dos mais famosos cartões postais do Brasil. A Riotur informou que as visitações ao monumento estarão suspensas de meia-noite até as 11h de domingo.

Em seguida, sempre sob forte esquema de segurança, Obama visita a Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars.

Durante a sexta-feira (18), cerca de cem soldados do Exército ensaiaram a passagem de Obama pela comunidade.

Após a visita a Cidade de Deus, o presidente americano deve se reunir com autoridades do Estado em almoço e depois seguir para o seu discurso no Theatro Municipal, que está previsto para as 15h. O público será seleto, entre políticos, artistas, empresários e líderes da sociedade civil.

Até sexta-feira, contudo, Obama faria um discurso "ao povo brasileiro", na Cinelândia. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança, mas acabou vetado pelos mesmos motivos.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, rumo ao Chile. Em seu giro pela América Latina, Obama também visitará El Salvador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página