Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2011 - 07h41

China frustra Brasil e nega apoio à vaga no Conselho de Segurança

Publicidade

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

O Brasil novamente não obteve o respaldo chinês a vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em um comunicado conjunto durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao país, Pequim limitou-se a apoiar "a aspiração brasileira de vir a desempenhar papel mais proeminente nas Nações Unidas".

Trata-se de posição semelhante à adotada há cerca de um ano, quando o dirigente máximo da China, Hu Jintao, visitou o Brasil. No comunicado assinado com o então presidente Lula, falou-se em "compreensão e apoio" a papel maior do Brasil na ONU.

A China, um dos cinco membros permanentes do CS, mantém o discurso de que a reforma da ONU tem de ser mais ampla e consensual.

Na prática, trabalha contra as candidaturas de Japão e Índia, países com quem mantém disputas históricas e que são aliados do Brasil no G4 --grupo que inclui a Alemanha e busca ascender no CS.

Sobre direitos humanos, o item 23 do comunicado disse que os dois países "fortalecerão consultas bilaterais" e "promoverão o intercâmbio de experiências e boas práticas", mas sem elaborar.

O tema voltou a ser tratado no item 25: fala-se em "promover o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a justiça social".

"Eu queria dizer, encerrando, que nós tivemos a mesma manifestação sobre direitos humanos que tivemos com os EUA", afirmou Dilma, em rápida entrevista coletiva ontem à noite.

"Todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós temos problemas de direitos humanos, todos têm. A nossa posição sobre direitos humanos, nessa questão, está expressa na nota conjunta", disse a presidente.

Dilma terminou a entrevista em seguida, recusando-se a responder a uma pergunta da Folha sobre o assunto.

Orientada pelo Itamaraty, a presidente não fez até agora declarações sobre a atual onda de repressão chinesa contra dissidentes políticos.

A ofensiva, lançada em meados de fevereiro, reflete o temor do governo de que as manifestações pró-democracia no mundo árabe inspirem atos parecidos na China.

O caso mais recente foi no dia 3, quando o reputado artista Ai Weiwei foi preso no aeroporto de Pequim ao embarcar para Hong Kong. Três dias depois, ele foi acusado de crimes econômicos.

A prisão tem provocado vários protestos.

ECONOMIA DE MERCADO

A China voltou a cobrar a ratificação de que o país é economia de mercado, como assinado pelo então presidente Lula num memorando de entendimento, em 2004.

"A parte brasileira reafirmou o compromisso de tratar de forma expedita a questão do reconhecimento da China como economia de mercado", diz o comunicado.

O reconhecimento da China como economia de mercado sofre forte resistência do setor empresarial brasileiro, que acusa os chineses de concorrência desleal em vários produtos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página