Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2011 - 14h24

Maioria dos americanos não vê crescimento econômico

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Mais da metade dos americanos dizem que a economia dos Estados Unidos não está crescendo, apesar de dados oficiais mostrarem uma recuperação moderada, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa Gallup realizada entre 20 e 23 abril entre 1.013 adultos nos EUA constatou que apenas 27% acreditam que a economia esteja crescendo. Outros 29% disseram que a economia está em uma depressão e 26% disseram que está em recessão e 6% dizem que está "desacelerando", segundo o Gallup.

Os resultados das pesquisas têm uma margem de 4 pontos percentuais de erro, de acordo com o Gallup.

A saúde da economia dos EUA deverá ser uma questão importante para o presidente Barack Obama na campanha à reeleição em 2012.

O governo dos EUA informou nesta quinta-feira que o crescimento econômico dos EUA foi mais lento do que o esperado, de 1,8% no primeiro trimestre do ano, com os preços de alimentos e gasolina reduzindo poder de compra dos consumidores.

A desaceleração do crescimento no primeiro trimestre foi reconhecido na quarta-feira pelo Federal Reserve (banco central do país), que descreveu a recuperação econômica como ocorrendo a um "ritmo moderado". É um retrocesso em relação à "recuperação firme" que o Fed descreveu em março.

A pesquisa Gallup revelou que os democratas são os mais propensos a dizer que a economia está crescendo. Entre os eleitores democratas, 43% disseram que a economia está em recessão ou depressão, 13% disseram que está lenta e 42% disseram que está crescendo.

Entre os republicanos e partidários do movimento conservador Tea Party, 68% disseram que a economia está em recessão ou depressão. Outros 14% dos republicanos e 13% dos partidários do Tea Party disseram que a economia está crescendo.

Entre os eleitores independentes um segmento crucial do eleitorado para a candidatura de Obama à reeleição, 57% disseram que a economia está em recessão ou depressão e 24% disseram que está crescendo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página