Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 07h25

Barcelona proíbe o uso de trajes de banho na rua

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma lei aprovada nesta sexta-feira em Barcelona, na Espanha, proíbe moradores e turistas de andarem sem camisa ou usando trajes de banho nas principais ruas da cidade.

A medida deve acabar com a prática comum de turistas de caminhar sem camisetas pelas Ramblas, um dos principais pontos turísticos de Barcelona.

A lei faz parte de um pacote de medidas para "incentivar e garantir a convivência cidadã nos espaços públicos", segundo a vice-prefeita Assumpta Escarp.

A nova lei só não valerá nas ruas próximas à orla marítima da cidade e em locais próximos a piscinas e praias. Ela entrará em vigor em maio e prevê multas que variam entre 120 euros e 500 euros para quem desobedecê-la. Mas os policiais estão instruídos a primeiro dar orientações aos cidadãos e só aplicar a punição em casos de resistência.

"Os agentes lembrarão os infratores de que sua conduta foi proibida. Se a pessoa insistir, poderá ser multada", disse Escarp.

NUDISMO

O texto da lei proíbe que as pessoas andem nuas ou seminuas. Apesar do alvo inicial ser quem anda sem camisa ou em roupas de banho, os moradores nudistas acabaram impedidos de fazer suas manifestações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página