Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2011 - 11h50

Milhares vão às ruas pelo mundo em marchas do Dia do Trabalho

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas neste domingo, nos quatro cantos do mundo, em marchas pelo Dia do Trabalho, comemorado todo 1º de maio. Muitos aproveitaram a data tradicional para protestar por melhores condições de trabalho e contra o governo.

Confira galeria de fotos com as celebrações de 1º de Maio pelo mundo

Em Atenas, na Grécia, país afundado em dívidas, milhares de pessoas responderam à convocação dos sindicatos para protestar no dia 1º de Maio contra o governo grego, que anunciou um endurecimento do plano de austeridade para reduzir o endividamento do país.

Frederick Florin/France Presse
Franceses fazem marcha pelo Dia do Trabalho em Estrasburgo, no leste do país
Franceses fazem marcha pelo Dia do Trabalho em Estrasburgo, no leste do país

Com cartazes com frases como "Nenhum sacrifício para a plutocracia" ou "Força popular para derrubar o poder", os manifestantes se reuniram diante do Parlamento.

O primeiro-ministro grego, Yorgos Papandreou, pediu o apoio de todos às novas medidas de austeridade, que têm como objetivo cumprir as condições impostas em troca do plano de resgate concedido pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

TAIWAN

Já na capital de Taiwan, cerca de 2.000 pessoas foram às ruas para protestar contra a diferença de rendas e exigir que o governo crie melhores condições de trabalho.

A marcha deste domingo pode sinalizar dificuldades para o presidente Ma Ying-jeou, que tentará a reeleição em 2012. Os manifestantes dizem que, enquanto Ma foca na retomada de relações com a China, o que favorece grandes empresas, a classe média e os trabalhadores ficaram abandonados.

China e Taiwan cortaram relações depois de uma guerra civil em 1949. Pequim alega que a ilha é seu território. Desde que Ma assumiu a Presidência, em 2008, conseguiu estreitar as relações com a China e assinar vários acordos.

BULGÁRIA

Na Bulgária, centenas de pessoas foram às ruas para pedir a renúncia do governo, depois do fracasso em lidar com a crise econômica.

Na capital, Sofia, cerca de 2.000 pessoas gritavam "renuncie" em uma marcha de 1º de Maio organizada pela oposição socialista.

A crise econômica forçou o gabinete de centro-direita a congelar os salários estatais e pensões há um ano, sem conter a alta dos preços, o que deixou a população enfurecida.

Irwin Fedriansyah/Associated Press
Policiais correm para evitar fumaça de pneus queimados em protesto de 1º de Maio na Indonésia
Policiais correm para evitar fumaça de pneus queimados em protesto de 1º de Maio na Indonésia

CUBA

Em Cuba, o ditador Raúl Castro participou de um desfile pela comemoração de 1º de Maio em Santiago de Cuba, 900 quilômetros a leste de Havana.

Raúl, que foi eleito primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) no 6º Congresso da legenda em substituição a seu irmão, Fidel Castro, desfilou em trajes militares na cidade considerada "heroína" dos trabalhadores às 7h (8h no horário de Brasília).

Com a participação do chefe de Governo no ato em Santiago de Cuba, a comemoração de Havana iniciou-se meia hora depois e contou apenas com a presença do chefe da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Salvador Valdés Mesa, e do vice-presidente e segundo secretário do PCC, José Ramón Machado Ventura.

O 1º de Maio tradicionalmente é comemorado em Cuba com desfiles em todas as províncias e um ato central em Havana. Neste ano, além das bandeiras cubanas, cartazes levam as palavras "Unidade, Produtividade e Eficiência", que marcam as comemorações de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página