Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2011 - 04h04

Após morte de Bin Laden, Seul ordena aumento da segurança

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-sik, ordenou nesta terça-feira o aumento dos esforços para garantir a segurança dos sul-coreanos no exterior, diante do temor de ataques terroristas após a morte do líder da Al Qaeda, o terrorista Osama bin Laden.

Veja galeria de imagens da repercussão mundial
Ação que matou Bin Laden foi feita pelos EUA, diz Paquistão
Justiça foi feita, diz Obama sobre a morte de Bin Laden
Veja fotos das comemorações nos EUA
Veja galeria de imagens com Osama bin Laden
Perfil: Osama bin Laden, o homem mais procurado do planeta
EUA emitem alerta para cidadãos no exterior após morte

"Teme-se que as ameaças terroristas aumentem no Oriente Médio e no resto do mundo após a recente morte de Bin Laden", indicou Kim em reunião com ministros do gabinete, segundo informou a agência local Yonhap.

O primeiro-ministro pediu que sejam adotadas todas as medidas necessárias para assegurar a segurança dos sul-coreanos no exterior, depois de ter ordenado o aumento da vigilância ao redor das embaixadas localizadas em Seul.

Além disso, o governo sul-coreano aumentou o alerta em todas suas legações diplomáticas no exterior perante o risco de represálias contra aliados dos Estados Unidos.

Kim mostrou preocupação pelos quatro marinheiros sul-coreanos que permanecem sequestrados por piratas somalis desde 30 de abril, e solicitou que as agências implicadas façam o que for necessário para que seu retorno a salvo.

Além disso, defendeu o aumento da vigilância sobre os navios que operam no Oceano Índico para evitar novos sequestros em uma região com grande influência do extremismo islâmico.

Em carta, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, expressou a seu colega americano, Barack Obama, suas felicitações e considerou que a operação especial que abateu Bin Laden é um passo "rumo ao fim do terrorismo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página