Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2011 - 04h00

Liberal-democratas sofrem perdas importantes nas eleições britânicas

Publicidade

DA EFE

Fortes perdas do Partido Liberal-Democrata --minoritário na coalizão com os conservadores-- nas eleições autônomas inglesas e o avanço dos nacionalistas escoceses são as notas dominantes da jornada eleitoral da quinta-feira, segundo os primeiros resultados.

Tudo aponta ainda para uma clara derrota dos liberal-democratas em sua proposta de mudança do sistema eleitoral de maioria simples pelo chamado voto alternativo, que permitiria aos eleitores votarem em vários candidatos por ordem de preferência.

Na cidade de Sheffield, reduto eleitoral do líder do Partido Liberal-Democrata, Nick Clegg, considerado o grande derrotado, os trabalhistas se transformaram em majoritários após arrebatarem nove cadeiras dos rivais.

Em outra grande cidade, Liverpool, os liberal-democratas perderam 12 vereadores para os trabalhistas; enquanto em Manchester o cenário também indica fortes perdas.

As primeiras projeções de voto da rede BBC para as eleições municipais situam em primeiro lugar os trabalhistas, com 37%, seguidos pelos conservadores, com 35%, e os liberal-democratas, com apenas 15%.

Nas eleições autônomas para o Parlamento de Edimburgo, o Partido Nacionalista Escocês de Alex Salmond parece ter conquistado grandes avanços, em detrimento de trabalhistas, que ficaram sem alguns de seus redutos tradicionais, e sobretudo dos liberal-democratas.

Salmond, que tem a certeza de se manter como ministro principal (cargo equivalente ao de primeiro-ministro) da Escócia, se mostrou exultante após conhecer os primeiros resultados e afirmou que sua formação se transformou finalmente no "partido nacional da Escócia".

Nas eleições ao Parlamento autônomo do País de Gales, os trabalhistas esperam obter uma clara maioria e governar pela primeira vez sozinhos, sem o apoio de seus parceiros atuais, os nacionalistas de Plaid Cymru.

Na Irlanda do Norte, onde a apuração dos votos começa na manhã desta sexta-feira, o Partido Democrático Unionista (DUP), do ministro principal, Peter Robinson, e o Sinn Féin, antigo braço político do já inativo IRA, que governam juntos, acreditam que serão os partidos mais votados.

Tudo indica que Robinson continuará como chefe do Executivo de Belfast e Martin McGuinness, "número dois" do Sinn Féin, como seu adjunto, apesar de os republicanos ainda terem a esperança de superar o DUP e se tornar, pela primeira vez em sua história, o principal partido norte-irlandês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página