Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2011 - 07h50

Identidade de cão usado em ataque a Bin Laden é objeto de especulação

Publicidade

GARDINER HARRIS
DO "NEW YORK TIMES"

As identidades dos 80 membros da unidade de elite Seal que matou Osama bin Laden são objeto de intensa especulação, especialmente a do único integrante quadrúpede do grupo.

Pouco se conhece sobre o cachorro mais corajoso dos EUA. Até sua raça é tema de grande interesse. O mais provável é que seja pastor alemão ou malinois belga.

Seu uso no ataque reflete a crescente dependência das Forças Armadas com relação a cachorros, que se provaram bem mais competentes que seres humanos ou máquinas para descobrir bombas.

O general David Peatraeus, comandante dos EUA no Afeganistão, disse no ano passado que os militares precisavam de mais cachorros. 'A capacidade que eles oferecem em combate não pode ser reproduzida por homens ou máquinas', afirmou.

O major William Roberts, do Centro de Treinamento de Cães Militares no Texas, disse que o cachorro pode ter vasculhado o complexo de Bin Laden em busca de explosivos e até farejado as maçanetas das portas para ver se escondiam armadilhas.

"Cachorros se saem muito bem em detectar pessoas no interior de uma edificação."

Outro uso poderia ter sido o de apanhar qualquer pessoa que tentasse escapar do complexo nos momentos iniciais do ataque. Um pastor alemão ou malinois corre duas vezes mais rápido que um ser humano.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página