Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 13h27

Colômbia extradita suposto traficante Walid Makled à Venezuela

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

A Colômbia entregou nesta segunda-feira o suposto narcotraficante venezuelano Walid Makled para a Venezuela, onde enfrentará acusações de narcotráfico e homicídios.

Uma comissão da Polícia Técnica Judicial (PTJ) da Venezuela recebeu Makled no hangar da Direção Antinarcóticos da Polícia Nacional de Colômbia, no Aeroporto Internacional de Eldorado, em Bogotá.

Makled foi levado de helicóptero do presídio no sul de Bogotá. Cerca de 50 agentes acompanharam o trajeto por terra até a base da antinarcóticos, onde o suposto traficante embarcou em um carro blindado. Ele embarcou às 09h15 em um avião enviado pela Venezuela para levá-lo até Caracas.

Mauricio Due-As/Efe
Walid Makled vai enfrentar acusações de tráfico de drogas e homicídios na Justiça da Venezuela
Walid Makled vai enfrentar acusações de tráfico de drogas e homicídios na Justiça da Venezuela

Makled foi detido em 19 de agosto em um bairro residencial da cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta. A Venezuela pediu no dia seguinte sua extradição, para enfrentar julgamento em casos de narcotráfico e homicídios, entre eles o do paramilitar colombiano Wilber Alirio Varela, assassinado em Mérida (Venezuela), em janeiro de 2008.

Segundo as autoridades venezuelanos, Makled tinha os apelidos El Árabe e El Turco e liderava a chamada Máfia do Porto, que atuava no venezuelano Puerto Cabello.

A organização usava as operações de transporte do terminal marítimo e da linha Aeropostal, ambos de propriedade familiar, para lavar dinheiro.

Na Colômbia, as autoridades dizem que Makled tem vínculo com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), guerrilha com a qual negociava armas em troca de drogas.

Makled foi processado ainda por narcotráfico nos Estados Unidos, que também pedia sua extradição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página