Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2011 - 18h12

É questionável versão de que Bin Laden resistiu, diz jornalista; leia bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O jornalista Fábio Zanini, editor do caderno Mundo da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (5) sobre a morte de Osama bin Laden.

Veja página especial sobre a morte de Bin Laden
Confira a agenda de bate-papo do UOL
Saiba como foram os outros bate-papos da Folha

Reprodução TV Folha/Folhapress
Fábio Zanini conversou com internautas sobre a morte de Bin Laden
Fábio Zanini falou com internautas sobre a morte de Bin Laden

O líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto no último domingo durante uma operação do grupo especial Seal, da Marinha americana. Bin Laden estava escondido em uma casa na cidade de Abbottabad, próxima a Islamabad, capital do Paquistão.

Segundo a Casa Branca, os militares jogaram o corpo de Bin Laden no mar.

Participaram do bate-papo 114 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:00:57) Michael: Oi Fábio tudo bem?

(05:00:59) Leitor assíduo: Olá! Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho feito para a Folha!

(05:01:07) Fábio Zanini: olá a todos

(05:01:12) Leitor assíduo: Em se tratando de Bin Laden, tenho uma pergunta básica: teria sido melhor os EUA esquecerem do terrorista, aceitar que não conseguiram pegá-lo e evitar as consequências de sua captura?

(05:02:19) Fábio Zanini: Leitor assíduo, eu acho que não. Seria impossível para os EUA esquecer do terrorista. Seria uma derrota para eles semelhante à da guerra do Vietnã se Bin Laden morresse calmamente em uma cama.

(05:02:41) emilio: você acha que essa morte é pretexto para uma outra guerra?

(05:03:14) Fábio Zanini: Emilio, eu acho que essa guerra na verdade é um pretexto para os EUA reduzirem sua presença no Afeganistão. Se vai gerar outra guerra, ainda é cedo para saber.

(05:03:24) preocupado: vc acha q uma grande guerra está por vir?

(05:03:50) Fábio Zanini: preocupado, acho que a princípio não. A questão agora é saber o futuro da chamada guerra ao terror.

(05:03:54) taty: olá fabio, tudo bem? qual é sua opinião sobre a postura de barack obama diente deste acontecnimento?

(05:04:43) Fábio Zanini: Taty, o Obama obviamente está surfando essa onda. Ano que vem tem eleição. Mais polêmicas são suas decisões de não mostrar a foto do corpo e de autorizar a operação, especialmente se confirmado que Bin Laden não estava armado e não ofereceu resistência.

(05:05:00) emilio: Gostaria de saber se é possivel a falsidade na noticia? Um conluio com pretexto para outras guerra

(05:05:22) Fábio Zanini: Emilio, acho muito dificil a noticia da morte ser falsa, para não dizer impossível

(05:05:29) Zero Dois: Na sua opinião, Bin Laden e a Al Qaeda têm bombas atômicas?

(05:05:58) Fábio Zanini: Zero Dois, não há comprovação nenhuma disso.

(05:06:20) Leitor assíduo: Muito se fala da reação da rede terrorista criada por Osama. É um medo coerente aparentemente, pelo menos pelo que se lê nos jornais. Esse medo faz sentido mesmo?

(05:07:03) Fábio Zanini: Leitor assíduo, sim, faz sentido. A Al Qaeda não morre com a morte de Bin Laden, e é provável que tente se vingar.

(05:07:09) Rebecca: Boa Tarde, pq resolveram jogar o corpo de bin laden no mar ao invés de cremá-lo?

(05:07:46) Fábio Zanini: Rebecca, boa pergunta. Poderiam ter cremado, mas talvez imaginassem que o local da cremação poderia virar um santuário de terroristas.

(05:07:56) Eduardo Evaristo: Como a Al-Qaeda sobrevive financeiramente?

(05:08:30) Fábio Zanini: Eduardo Evaristo, não há muita clareza disso. Um pouco são financiadores radicais pelo mundo inteiro. Bin Laden tinha dinheiro, lembre-se.

(05:08:43) LUANA: vc acha q o obama fes mal em ir visitar as obras hoje do word trade center??

(05:09:03) Fábio Zanini: Luana, não, acho que fez bem. E acho que é natural ele querer capitalizar o momento.

(05:09:17) Zero Dois: Bin Laden é tão rico quanto se diz?

(05:09:41) Fábio Zanini: Zero Dois, o tamanho da fortuna dele é um chute. Não se sabe.

(05:09:53) Leitor assíduo: Fábio, os EUA não tentarão fazer nada para aumentar a credibilidade de sua ação? Muito tem se falado em teorias conspiratórias, mentiras, intrigas... Sim, é muito difícil que os EUA simplesmente blefem. Mas não existiria a necessidade de provar o ocorrido?

(05:10:39) Fábio Zanini: Leitor assíduo, aos poucos surgem indicações de que os fatos se passaram de maneira diferente do que foi primeiro divulgado. Acho que a realidade completa ainda não veio à tona, e provavelmente nunca virá.

(05:10:50) Renato: Fabio, dizem que o Bin Laden foi financiado pelos EUA na Guerra Fria e continuou a financia-lo a fim de criar uma falsa ameaça, há alguma verdade nisso?

(05:11:35) Fábio Zanini: Renato, que ele foi financiada na Guerra Fria, sim, quando combatia tropas soviéticas no Afeganistão. Mas que ele continuasse a ser financiado é apenas mais uma teoria conspiratória.

(05:11:46) Martim: Com a morte do Bin Laden, os EUA deixarão o Afeganistão?

(05:12:15) Fábio Zanini: Martim, os EUA já estavam programando a saída, talvez isso agora seja acelerado.

(05:12:29) emilio: O que se pode esperar para este ano ainda?

(05:12:52) Fábio Zanini: Emilio, pode-se esperar alguma redução no número de tropas dos EUA no Afeganistão.

(05:13:01) Eduardo Evaristo: Afinal, o que querem os terroristas? Eles têm planos para quando chegarem ao poder? Como seria o desenvolvimento de uma cidade ou um país governada por terroristas?

(05:13:56) Fábio Zanini: Eduardo Evaristo, depende dos terroristas. Os da Al Qaeda tem apenas o objetivo genérico de destruir a civilização ocidental.

(05:14:04) Leitor assíduo: Fábio, você acredita que o Paquistão teve que tipo de participação no episódio? O governo ajudou os americanos? Suspeita-se de que o governo, ou integrantes do mesmo, possam ter tido contato com Osama há tempos. Qual sua visão sobre esse aspecto?

(05:15:15) Fábio Zanini: Leitor assíduo, essa é uma das grandes perguntas desse caso. Acho improvável que ninguém no governo paquistanês soubesse da presença do Bin Laden no país. Sobre a participação no episódio, os EUA dizem que o Paquistão não participou.

(05:15:33) emilio: Qual o impactodesta noticia para a economia dos EUA? Passe livre para o Afeganistão?

(05:16:02) Fábio Zanini: Emilio, acho que a para a economia não há muito impacto. Há mais para os custos de defesa nacional, que tendem a cair.

(05:16:10) ana juli: por que com a morte do bin laden o preço do petroleo diminuiu?

(05:16:42) Fábio Zanini: ana Juli, os mercados reagiram bem à morte de Bin Laden, e por isso o petróleo caiu. Mas não acho que vá haver algum impacto duradouro

(05:16:52) João V: Dizem que a Al Qaeda possa estar em declínio, já não é tão influente e poderosa como antes. Isso é uma tendência em relação aos grupos extremistas? Ou ainda existem grupos poderosos? Se sim, aponte, por favor, quais são os mais influentes.

(05:17:32) Fábio Zanini: João V, é fato que a Al Qaeda vinha em decadência. Outros grupos terroristas são ainda bastante influentes, caso do Hamas palestino e do Hizbollah libanês.

(05:17:39) Martim: A ideia que fazemos de uma democracia é possível no Oriente? É possível, por exemplo, uma Nova York no Iemen?

(05:18:04) Fábio Zanini: Martim, não vejo nenhum impedimento a haver uma democracia no Oriente Médio.

(05:18:10) Adriano: Agora o EUA pode temer com mais atentados terroristas! Tanto que a Europa não comemorou ...

(05:18:53) Fábio Zanini: Adriano, acho que os EUA temem uma retaliação da Al Qaeda, certamente. E o medo de um novo atentado no país estará sempre presente depois do 11/9

(05:19:02) LUANA: com a morte de Bin Ladem è quase certa a retaliação contra os EUA e alguns Países da Europa ñ é?

(05:19:22) Fábio Zanini: Luana, é isso que muitos temem, inclusive o diretor da CIA, Leon Panetta.

(05:19:34) everton_sjc: A invasão à casa de Bin Laden tinha apenas o objetivo de matá-lo ou você acredita que houve reação por parte dele ou de quem o protegia? E a missão foi mesmo premeditada? Se sim, por qual motivo os Estados Unidos não pensaram em aparar possíveis arestas? A ONU, entidades que defendem os direitos humanos querem detalhes da operação, pois acreditam haver falhas sobre a forma como Bin Laden e o tal mensageiro foram tratados neste episódio.

(05:20:15) Fábio Zanini: everton, a versão dos EUA é que operação era matar ou capturar, e que ele só foi morto porque ofereceu resistência, embora estivesse desarmado. Uma versão no mínimo questionável.

(05:20:33) emilio: Qual será o papel dos paises aliados nessa história?

(05:20:52) Fábio Zanini: Emilio, acho que pequeno. Bin Laden era uma questão sobretudo para os americanos.

(05:21:04) Adriano: Você acha que no dia 11 de setembro de 2011 podemos ter algum atentado nos EUA?

(05:21:28) Fábio Zanini: Adriano, certamente vai ser um dia tenso nos EUA.

(05:21:31) Leitor assíduo: Fábio, existe agora uma grande preocupação no mercado de aviação devido às ameaças terroristas. Devemos esperar uma restrição maior para esse tipo de transporte, com os transtornos que ocorreram após o 11/09 (inspeção de passageiros, proibição de líquidos, etc...)?

(05:22:29) Fábio Zanini: Leitor assíduo, acho que as medidas de segurança em aeroportos já foram tomadas, não vejo como aumentar muito a vigilância.

(05:22:48) Renato: Fábio, o único território anti-EUA que há no Oriente Médio e não sofreu intervenções até agora é o Irã, existe alguma possibilidade ou ligação da Al-Qaeda com algum grupo no país?

(05:23:42) Fábio Zanini: Renato, não existe comprovação dessa ligação. O Irã é um regime xiita, e a Al Qaeda é um momento de orientasção sunita, o que torna difícl as coisas.

(05:23:59) HUMANO DESCRENTE: POR QUE OS MILITARES AMERICANOS MATARIAM O OSAMA SE VIVO ELE SERIAMUITO MAIS VALIOSO?

(05:24:31) Fábio Zanini: Humano Descrente, excelente pergunta.

(05:25:13) Martim: OS EUA podem ser responsabilizados pela criação da Al Qaeda ou não, afinal, o Bin Laden era aliado deles no início?

(05:25:32) Fábio Zanini: Martim, sim, indiretamente podem. Bin Laden foi financiado por eles.

(05:25:45) everton_sjc: Quando se diz que há fundamentalismo religioso para justificar ataques terroristas muitos associam tal pensamento à corrente islâmica. Ataques entre palestinos e judeus, bullying, homofobia, xenofobia, enfim, práticas que inferem intolerância podem ser consideradas práticas terroristas?

(05:26:39) Fábio Zanini: everton, a definição de terrorismo é muito polêmica. Em linhas gerais, qualquer violência organizada, com motivos políticos, contra civis desprotegidos é terrorismo.

(05:27:04) Leitor assíduo: Fábio, não acha essa discussão sobre a resistência ou não de Bin Laden na hora de sua captura? Qualquer ação que envolvesse a captura do maior, digamos, inimigo do estado americano muito provavelmente resultaria em morte, não? Como seria possível capturá-lo sem matá-lo? Sendo ele o chefe de uma instituição cujos membros se explodem...

(05:27:40) Fábio Zanini: Leitor assíduo, se ele estivesse claramente desarmado e sem oferecer resistência, poderia ser simplesmente preso.

(05:28:02) everton_sjc: A geração que esteve no marco zero em NYC ou na capital americana, há dez anos estava na infância. Hoje, adultos, você crê haver uma mudança de comportamento sobre o que jovens pensam sobre o terrorismo? Estas pessoas cresceram acompanhando duas guerras, mortes de soldados e civis. Para eles, a morte de Bin Laden tem um significade de alívio e aflora ainda mais o sentimento patriótico e de soberania?

(05:29:20) Fábio Zanini: Everton, há uma geração sobretudo nos EUA que cresceu num ambiente de mais tensão e vigilância cotidiana. E que está mais suscetível ao noticiário das guerras, por não conhecer outra situação, sem dúvida.

(05:29:30) emilio: como editor, qual as informações que você recebeu que são contraditorias?

(05:29:55) Fábio Zanini: Emilio, muitas. Por exemplo: Bin Laden estava ou não armado? Usou ou não uma mulher como escudo?

(05:29:58) henrique: todas as pessoas falavam que Bin Ladem se escondia em cavernas por isso numca o encntraram,se nao fosse por essas informações voce ache que poderiam telo emcontrado antes.

(05:30:36) Fábio Zanini: Henrique, foi uma grande surpresa Bin Laden ter sido encontrado numa casa, e não numa caverna...

(05:30:49) Niza: você acha que a morte de Osama vai fazer bem para o mundo todo?

(05:31:19) Fábio Zanini: Niza, a neutralização de Osama é boa. Se precisava ser morto, é outra discussão.

(05:31:28) fabiano: voce acredita que al quaeda ainda tenha como articular algum ataque parecido com 11/09

(05:31:45) Fábio Zanini: Fabiano, a Al Qaeda está fragilizada, mas eu não descartaria outra ação espetacular dela.

(05:31:53) democrata: vc tem 100% de certeza que foi mesmo Bin Laden o autor dos atentados do 11 de setembro ?

(05:32:03) Fábio Zanini: Democrata, sim.

(05:32:05) minuano: Fábio, não notasse semelhança entre a opção dos EUA em jogarem o corpo de Bin Laden no mar semelhante a que os Soviéticos tiveram quando sumiram com o corpo de Hitler (o que até hoje gera teorias conspiratórias)?

(05:32:41) Fábio Zanini: Minuano, sem dúvida, há semelhança. Um local de enterro pode virar um santuário.

(05:32:50) E-LEITOR: Boa trade Fábio, você acha que a casa onde o Osama Bin Laden estava escondido pode virar um santuário para os terroristas? Os EUA ou Paquistão não deveriam demolir a moradia??

(05:33:13) Fábio Zanini: Eleitor, sim pode. O Paquistão deve demoli-la.

(05:33:27) kako: o fato do esconderijo do ozama ter sido descoberto em agosto de 2010 e somente agora ter sido invadido, voce acha que tem fundamento na politica de reeleição do obama?

(05:34:11) Fábio Zanini: Kako, acho que o momento para Obama é uma feliz coincidência. É fato que levaram tempo checando se a casa era mesmo dele. Não acho que os EUA esperassem tanto tempo para o ataque se já soubessem.

(05:34:15) everton_sjc: Quando George W. Bush buscava sua reeleição, a invasão do Iraque, a comprovação ou não da existência de armas nucleares naquele país e a busca por Sadam Hussein eram motivos de críticas à missão. Pois bem, Sadam foi capturado e morto. Geroge W. Bush se reelegeu. Outras polêmicas foram deixadas de lado quando da eleição de 2004. Agora, mesmo que existam críticas a missão de assassinar Bin Lsden, assim como Bush filho fez, Obama pode usar a morte do mentor do 11/09 como trunfo para reeleição, abafando as polêmicas de política interno e claro, às contradições desta operação?

(05:34:57) Fábio Zanini: Everton, a morte do Bin Laden vai ser um gigantesco trunfo do Obama para sua reeleição.

(05:34:59) fabiano: como os EUA esta lidadndo com a desconfiança da morte do Bil Laden? Você não acha que eles terão que mostra o corpo para que 100% das pessoas acreditem que ele esta morto. - Eu não tenho certeza!

(05:35:27) Fábio Zanini: Fabiano, acho que a maioria das pessoas acredita na morte. Mas claro que sempre vai haver gente que desconfie.

(05:35:47) henrique: se Bin Ladem fosse preso que tipo de informação valiosa ele poderia ter dado aos EUA

(05:36:09) Fábio Zanini: Henrique, várias: sobre o planejamento de atentados, estrutura da organização etc.

(05:36:22) heloisa: Se realmente Bin Laden foi o idealizador do atentado do 11;09...com certeza ele ja deve ter preparador outra pessoa para continuar os seus planos.. e atentados..vc nao acha?

(05:36:56) Fábio Zanini: Heloisa, a Al Qaeda não acaba com a morte de Bin Laden. O sucessor pode ser um egípcio de nome Al Zahawiri.

(05:37:10) emilio: você acompanhou in loco alguma questão ligada a al quaeda?

(05:37:37) Fábio Zanini: Emilio, não. Meu trabalho é de editor, fico na Redação.

(05:37:41) Martim: Como surgiu o contato entre Bin Laden e os EUA? E como o que era "amizade" virou terrorismo?

(05:38:51) Fábio Zanini: Martim, Bin Laden era líder de grupos anti-soviéticos no Afeganistão, nos anos 80. O estremecimento da relação é uma incógnita. especula-se que tenha sido uma reação a um abandono dos EUA

(05:39:21) ana juli: o sucessor do bin laden tera quais desafios ao comandar a organizaçao terrorista?

(05:39:47) Fábio Zanini: Ana Juli, primeiro reorganizar a rede. Depois, evitar que ela seja desmontada.

(05:40:01) democrata: é verdade que Bin Laden foi treinado pela CIA ?

(05:40:14) Fábio Zanini: Democrata, ele foi financiado. Treinado não sei.

(05:40:19) everton_sjc: Quando George W. Bush iniciou a guerra contra Iraque a ONU mostrou-se contrária, e outras entidades também, mas a soberania e 'tirania' americana falou mais alto e mesmo sem apoio de inúmeros países, os Estados Unidos invadiram o país asiático. Como a imagem americana poderá ser vista pela comunidade internacional?

(05:41:10) Fábio Zanini: Everton, a invasão do Iraque trouxe grande prejuízo à sua imagem internacional, que ainda não foi totalmente revertida.

(05:41:24) edy: pq as fotos dos homens mortos na casa foi tirado por um agente paquistanes dpois do ataque e no video feito pela policia americana n mostra pessoas nehuma??

(05:42:32) Fábio Zanini: Edy, a inteligência paquistanesa entrou na casa uma hora após o fim da ação, mais ou menos. Os americanos não tiveram interesse em retratar os mortos, evidentemente.

(05:42:39) didi: A Hilary Clinton acompanhou a operação on line. Pode se ver ela colocando as mãos na boca com uma expressão de horror no rosto. Será que ela viu o assassinato do Bin Laden naquele instante ?

(05:43:02) Fábio Zanini: Didi, ela hoje falou que pos a mão na boca porque estava resfriada.

(05:43:12) kako: O que voce achou dos argumentos de Obama dizendo ter sido feita jutiça, quando trata-se de invasão de espaço aereo, deslegitimação da autoridade paquistanesa, assassinato sumario. Voce concorda com Obama que trata-se de justiça?

(05:43:50) Fábio Zanini: Kako, fez-se justiça, só não sei se era preciso que isso ocorresse da forma como ocorreu.

(05:44:01) Alexandre Silva: A morte de Osama Bin Laden leva a Al-Quaeda para uma revolução contra os EUA, provavelmente atentados serão planejados, como vai ficar a vida dos americanos daqui em diante?

(05:44:19) Fábio Zanini: Alexandre, tensa, como já é hoje, sobretudo nesses primeiros dias.

(05:44:34) everton_sjc: E no caso específico, que imagem os Estados Unidos terão perante a comunidade internacional?

(05:45:06) Fábio Zanini: Everton, parte da população mundial verá apenas a polêmica. Outra, no entanto, fará elogios à ousadia dos americanos.

(05:45:21) carlos: Como editor, a história contada até agora, fecha para vc? Quanto tempo acha que vai demorar para aparecer um wikileak do caso?

(05:45:57) Fábio Zanini: Carlos, dizem que só saberemos a verdade inteira quando o WikiLeaks botar a mão em material. Eu acho bastante possível que essa foto um dia vaze.

(05:46:07) Jorge Serique: Pra vc o que e ser jornalista com J maiúsculo diante de todas essas evidências? Jorge Serique , jornalista, Santarem Pará

(05:46:27) Fábio Zanini: Jorge, é tentar levar a verdade aos leitores.

(05:46:44) everton_sjc: De alguma forma assassinar Bin Laden foi uma mensagem implícita a outros 'inimigos' dos Estados Unidos?

(05:46:57) Fábio Zanini: Everton, não tenha dúvida disso.

(05:47:19) Leitor assíduo: Fábio, muito obrigado pela sua disponibilidade e atenção! Aprendi algumas coisas com esse papo! Continue um excelente jornalista e escreva mais matérias interessantes para eu ocupar meu tempo, ok?

(05:47:41) Fábio Zanini: obrigado a todos. Foi um prazer. Até a próxima.

(05:47:52) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fábio Zanini e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página