Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 12h54

Dmitri Medvedev diz que morte de Bin Laden é boa para a Rússia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse nesta quarta-feira que a morte de Osama bin Laden é benéfica para a segurança da Rússia, segundo a agência de notícias estatal Itar-Tass.

Veja galeria de imagens da repercussão mundial
Veja fotos das comemorações nos EUA
Veja galeria de imagens com Osama bin Laden
Perfil: Osama bin Laden, o homem mais procurado do planeta

'Acabar com terroristas, mesmo aqueles importantes como Bin Laden, tem relação direta com o nível de segurança no território do nosso Estado', afirmou Medvedev.

Foi o primeiro comentário oficial do governo russo sobre o assassinato do líder da Al Qaeda por forças especiais dos EUA no Paquistão no dia 1º de maio.

Bin Laden vinha sendo rastreado por agentes da CIA (agência de inteligência dos EUA) desde 2007 e foi encontrado escondido em uma casa em Abbottabad, a cerca de 110 km de Islamabad.

'Não é segredo que a famosa rede terrorista Al Qaeda manda regularmente os seus emissários para o nosso território', disse Medvedev durante uma reunião do seu Conselho de Segurança.

A Rússia enfrenta insurgência na região do Cáucaso após duas guerras entre forças do governo e separatistas tchetchenos desde 1994.

O ataque mais recente, contra um aeroporto em Moscou, foi reivindicado pelo líder rebelde tchetcheno Doku Umarov. O atentado deixou 36 mortos e 180 feridos no dia 24 de janeiro.

Medvedev garantiu que rebeldes relacionados com a Al Qaeda estiveram envolvidos em ataques a grandes cidades russas.

Antes da declaração, a única manifestação do Kremlin sobre o assassinato foi uma nota divulgada no dia 2 de maio, que classificou a morte de Bin Laden como "um sucesso muito importante" e acrescentou "a vingança é inevitável para todos os terroristas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página