Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2011 - 06h01

EUA interrogarão viúvas de Osama se tiverem "permissão" dos países de origem

Publicidade

DA EFE

O serviço secreto do Paquistão (ISI) qualificou nesta quinta-feira de "delito" a operação americana para matar Osama bin Laden e indicou que os Estados Unidos poderão interrogar as três viúvas do líder da Al Qaeda somente se seus países de origem permitirem.

Veja galeria de imagens da repercussão mundial
Veja fotos das comemorações nos EUA
Veja galeria de imagens com Osama bin Laden
Perfil: Osama bin Laden, o homem mais procurado do planeta

Em declarações à agência Efe, um alto funcionário do ISI manifestou que os EUA estão "enviando mensagens através da imprensa" e disse que não foi recebida uma solicitação formal americana para interrogar as três viúvas de Bin Laden que permanecem sob custódia paquistanesa.

"Se os EUA fizerem isso, o procedimento que temos é pedir permissão aos países de origem. Se derem permissão, eles terão acesso", explicou a fonte.

Consultada pela Efe, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores paquistanês, Tehmina Janjua, assegurou que seu Governo ainda não recebeu esta solicitação.

A fonte do ISI confirmou que o Paquistão tem sob sua custódia três viúvas de Bin Laden, sendo uma delas iemenita, e não confirmou que as outras duas sejam sauditas, como é especulado na imprensa.

Na casa de Bin Laden, situada na cidade de Abbottabad, nas cercanias de Islamabad, os paquistaneses encontraram ainda entre nove e 11 menores de idade que seguem sob custódia, "a maioria filhos e filhas" do líder da Al Qaeda, informou a fonte.

O alto cargo do ISI confirmou que uma das filhas de Bin Laden, que tem entre 12 e 13 anos, viu o pai morrer, mas evitou taxar o caso de assassinato a sangue frio.

"Não posso fazer comentários sobre isto", disse a fonte, que, por outro lado, não teve problemas em definir como "delito" a operação americana para matar Bin Laden em território paquistanês, em particular a violação da soberania de seu país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página