Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2011 - 11h43

Alemanha, França e Polônia apoiam plano de Obama à Palestina

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Alemanha, França e Polônia manifestaram apoio nesta sexta-feira ao plano do presidente americano, Barack Obama, que para tentar superar o conflito no Oriente Médio.

Obama defendeu na véspera, em discurso, a solução de dois Estados para dois povos e afirmou que a Palestina deveria ocupar as fronteiras de antes da guerra de 1967, quando Israel anexou ao seu território parte da Cisjordânia, e faixa de Gaza, além de Jerusalém Oriental e Golã.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que basear o acordo de paz nas fronteiras de Israel estabelecidas em 1967 poderia ser o caminho para frente nas negociações de paz.

"Acho que a proposta de usar a fronteira de 1967 e considerar a troca de territórios --considerar, e não aderir a ela dogmaticamente-- poderia ser um caminho bom e administrável", disse Merkel em coletiva de imprensa.

Já o chanceler polonês, Radoslaw Sikorski, afirmou ao lado dos colegas francês, Alain Juppé, e alemão, Guido Westerwelle, que os países "apoiam a mensagem de determinação" de Obama "sobre a urgente necessidade de fazer algo para solucionar o conflito do Oriente Médio".

"Obama fez o que a Europa o aconselhou. Agora que fez, damos nosso apoio", completou, em Bydgoszcz (noroeste da Polônia).

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, também apoiou o discurso de Obama e a proposta de que as fronteiras de Israel e Palestina deveriam ser baseadas nas fronteira de 1967, com trocas de território mútuo acordo, "de maneira que se estabeleçam demarcações seguras e reconhecidas pelos dois Estados".

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, que já não tinha grandes relações com Obama, reagiu ao discurso dizendo que a proposta deixaria Israel com fronteiras "indefensáveis" e rejeitou a pressão americana.

O tema deve fazer parte do encontro dos dois líderes nesta sexta-feira, em Washington.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página