Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2011 - 13h49

Nuvem de cinzas vulcânicas pode chegar à Escócia, França e Espanha

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvoetn deve alcançar o norte da Escócia na próxima terça-feira (24) e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira (26), se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo o Eurocontrol.

O anúncio é baseado na previsão meteorológica dos últimos cinco dias e no fato de que o vulcão vai se comportar da mesma forma neste período. O Eurocontrol, organismo europeu de controle aéreo, alerta, contudo, que há incertezas sobre como o vulcão vai se comportar nos próximos dias e que os alertas devem ser recebidos com cautela.

"Prevemos que a nuvem de cinzas alcançará o norte da Escócia na terça-feira, 24 de maio", afirmou o Eurocontrol (organismo europeu de controle aéreo) em seu site.

"Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio", acrescentou.

Com os ventos soprando para o norte, as autoridades dizem haver pouco risco de qualquer problema no espaço europeu ou transatlântico e por isso não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo nos próximos dois dias na Europa, com exceção do já anunciado fechamento na Islândia.

Os aeroportos islandeses foram fechados neste domingo diante do temor de que as cinzas do vulcão Grimsvotn, cuja erupção começou no sábado, possa ameaçar a segurança de voos de passageiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página