Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2011 - 19h47

Ex-economista-chefe do FMI se diz contrário à candidatura de Lagarde

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-economista chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional) Simon Johnson se manifestou nesta quinta-feira contra a candidatura da ministra da Economia da França, Christine Lagarde, para a chefia da instituição, que, segundo ele, está muito envolvida nos fracassos das economias da zona do euro.

"Há um grande defeito de concepção na zona do euro e Lagarde é a última pessoa que os governos não europeus deveriam pôr no comando para tentar regular isso", considerou este economista anglo-americano em seu blog.

Johnson acredita que a resposta europeia à crise orçamentária atravessada por Grécia, Irlanda e Portugal está destinada ao fracasso.

Lagarde "e o governo francês estiveram na linha de frente dos esforços para negar que haja um problema profundo e para resistir a uma solução sistêmica", destaca.

"Lagarde representa a estratégia que consiste em apostar em uma ressurreição da Zona do Euro com o dinheiro dos outros. Partindo dessa premissa, por que os contribuintes americanos e de outras partes deveriam apoiá-la?", pergunta-se Johnson.

Professor do MIT (Massacusetts Institute of Technology), renomada universidade americana, Simon Johnson foi economista chefe do FMI durante os oito meses posteriores à nomeação de Dominique Strauss-Kahn como diretor-geral em novembro de 2007. Foi substituído em agosto de 2008 pelo francês Oliviera Blanchard, que ainda permanece no cargo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página