Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2011 - 08h00

Ataque aéreo atribuído aos EUA mata ao menos oito no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um ataque com avião não tripulado, atribuído aos Estados Unidos, matou nesta quarta-feira ao menos oito pessoas na região do Waziristão, reduto do grupo islâmico Taleban no Paquistão.

O número de mortes pode ser maior e a emissora de TV paquistanesa Express fala em ao menos 19 vítimas, todas supostos militantes talebans.

A aeronave lançou quatro mísseis contra uma casa na zona de Shawal, perto da fronteira afegã, segundo a Express.

Este é o quarto ataque com avião não tripulado em cinco dias. Um deles teria matado o paquistanês Ilyas Kashmiri, um dos principais comandantes militares da rede terrorista Al Qaeda, mas a informação não foi confirmada pelos EUA nem pelo Exército paquistanês.

Segundo uma apuração do comitê de especialistas americanos New America Foundation, foram 35 ataques de aviões espiões nas regiões tribais paquistanesas apenas este ano.

Há um ano, Washington pressiona Islamabad para que lance uma ofensiva contra os talebans no Waziristão do Norte, onde acredita que se escondem grupos terroristas refugiados do Afeganistão. Durante as últimas semanas, a imprensa paquistanesa especulou sobre a possibilidade de o Paquistão decidir lançar a ofensiva em breve.

Os militares americanos não confirmam a maioria dos ataques de aviões não tripulados, mas suas Forças Armadas e a CIA (agência de inteligência americana), que operam no Afeganistão, são as únicas que têm estas aeronaves na região.

Oficialmente, Islamabad nega que autorize os ataques de aviões não tripulados e chegou diversas vezes a criticá-los por ameaçar civis e romper com a soberania nacional. Fontes paquistanesas e dos EUA, contudo, afirmam que existe um consentimento tácito e que os serviços de inteligência dos dois países compartilham informação sobre os alvos.

Os agentes de combate ao terrorismo nos EUA veem nestes ataques uma forma eficiente de combater grupos terroristas e prejudicar suas operações, sem colocar em risco agentes do país.

Com poucas opções de ferramentas para enfrentar militantes escondidos em áreas tribais remotas e regiões montanhosas, o programa de aviões não tripulados encontra apoio no Congresso e foi significativamente ampliado no governo de Barack Obama --que já realizou mais destes ataques do que nos oito anos do governo de George W. Bush.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página