Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 08h05

Israel nega que homem detido no Egito seja espião

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, negou nesta terça-feira que o homem detido no último domingo (12) no Egito seja um espião do serviço secreto de Israel.

"Posso afirmar de maneira categórica que este estudante, que pode ter um comportamento estranho e irresponsável, não tem nenhuma relação com os serviços de inteligência israelenses, americanos ou lunares", disse Lieberman.

O ministro afirmou que se tratou de um erro das autoridades egípcias e que Israel prestou os esclarecimentos.

A polícia egípcia começou a interrogar Ilan Grapel, um israelense-americano de 27 anos detido por supostamente participar em atividades de espionagem, segundo a agência oficial Mena.

Para as autoridades egípcias, Grappel é um agente do Mossad, o serviço secreto de Israel, que estaria tentando estimular a agitação no país.

O jornal semi-oficial "Al-Ahram" identificou o jovem como um oficial do Mossad "que tentou sabotar a revolução egípcia". Jornais egípcios publicaram fotos do acusado vestido com o uniforme militar de Israel.

Um conhecido do acusado, em entrevista a uma rádio, duvidou das alegações do jornal e disse que Grappel é fascinado pelo Oriente Médio, pelo islã, fala árabe, teria se mudado dos EUA para Israel, onde serviu o Exército e foi ferido em um confronto com o Hizbollah em 2006.

As agências afirmam que o fato do acusado estar viajando com seu nome real e a facilidade com que sua conexão com Israel pode ser achada na internet sugerem que seja improvável que ele seja um agente do Mossad.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página