Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2011 - 03h38

Combates com guerrilha no Daguestão deixam 5 soldados russos mortos

Publicidade

DA EFE

Ao menos cinco soldados russos morreram e outros 12 ficaram feridos em combates com a guerrilha islamita no norte do Daguestão, informou nesta quarta-feira o Ministério do Interior dessa república russa vizinha da Tchetchênia.

Os choques armados começaram na terça-feira, quando as forças de segurança cercaram um grupo de guerrilheiros em uma floresta junto ao povoado de Kuznetsovka, na região de Kizliar, segundo o boletim publicado no site desse ministério.

Segundo a versão oficial, quando receberam voz de prisão, os guerrilheiros abriram fogo e mataram dois agentes do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB).

No tiroteio ficaram feridos outros três agentes do FSB, três policiais e três soldados do Exército, que foram internados em um hospital da cidade de Kizliar.

Horas depois, já na madrugada desta quarta-feira, vários guerrilheiros tentaram romper o cerco das forças de segurança e teve início um combate no qual morreram três soldados e outros ficaram feridos.

O boletim do Ministério do Interior do Daguestão, cujo titular, Abdurrashid Magomédov, se deslocou à zona dos combates, não precisa se os guerrilheiros conseguiram romper o cerco nem informa de baixas entre os islamitas.

No entanto, um porta-voz policial disse à agência Interfax que segundo dados preliminares teriam morrido três guerrilheiros.

Daguestão, uma das sete repúblicas russas na instável região do Norte do Cáucaso, é cenário frequente de choques armados e ações terroristas.

Só em 2010 cerca de 100 policiais morreram no Daguestão em atentados perpetrados em sua maioria por grupos islamitas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página