Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2011 - 10h02

EUA reconhecem independência do Sudão do Sul

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O presidente norte-americano, Barack Obama, concedeu o reconhecimento dos Estados Unidos ao Sudão do Sul como Estado independente, após a secessão formal do norte no sábado.

"Depois de um longo empenho por parte do povo do Sudão do Sul, os Estados Unidos dão as boas-vindas ao nascimento de uma nova nação", disse Obama em uma comunicado divulgado pela Casa Branca.

Na África, nasce hoje o Sudão do Sul, país mais pobre do globo
Brasil busca cidadão local para ser cônsul em novo país

O Sudão do Sul se tornou oficialmente às 18h01 desta sexta-feira, no horário de Brasília, (0h01 de sábado no horário local) o mais novo país do mundo, ao se tornar independente do restante do Sudão.

Nas ruas da capital do país, Juba, centenas de pessoas comemoraram a independência logo após o horário oficial da separação do norte.

O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Em janeiro, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região, predominantemente cristã e animista, em relação ao norte, governado a partir de Cartum, onde a população é em sua maioria muçulmana e de origem árabe.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página