Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2011 - 21h25

CIDH cobra investigações do Brasil por assassinato de blogueiro no Nordeste

Publicidade

DA EFE

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou nesta quinta-feira o assassinato do blogueiro e dirigente político brasileiro Edinaldo Filgueira e pediu ao Governo da presidente Dilma Rousseff que esclareça o incidente.

Filgueira, que tinha sido presidente do PT da cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e escrevia em um blog sobre assuntos políticos regionais, foi assassinado no dia 15 de junho passado.

A CIDH, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), pediu em comunicado a "rápida atuação" das autoridades brasileiras para investigar o crime e prender os autores.

"É dever dos Estados prevenir e investigar essas ocorrências, sancionar seus autores e assegurar reparação adequada às vítimas", lembra a comissão, citando a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da entidade.

Segundo a informação disponível, três homens se aproximaram de Filgueira quando o ativista, de 36 anos, saía do trabalho e foi alvejado por três homens, que atiraram pelo menos seis vezes. Ele tinha recebido ameaças de morte após publicar um artigo em que criticava autoridades locais.

A CIDH elogiou a prisão de cinco suspeitos do crime nos últimos dias 2 e 3 de julho. Nas operações policiais desses dias, também foram apreendidas armas e munição que podem ter sido usadas no assassinato do ativista.

"O assassinato, o seqüestro, a intimidação e a ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, viola os direitos fundamentais das pessoas e limitam severamente a liberdade de expressão", diz a Declaração de Princípios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página