Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2011 - 10h56

Itália e Reino Unido investigam suposto vídeo da Al Qaeda

Publicidade

DA REUTERS, EM ABUJA

Os Ministérios de Relações Exteriores da Itália e do Reino Unido verificam a autenticidade de um vídeo que parece mostrar um britânico e seu colega italiano que foram sequestrados em maio no norte da Nigéria. Os reféns dizem na gravação que estão sendo mantidos pela rede terrorista Al Qaeda.

O vídeo de um minuto mostra os reféns com os olhos vendados e de joelhos, ao lado de três homens armados e em pé, com rostos cobertos com turbantes, segundo a agência de notícias "AFP", que recebeu o vídeo na Costa do Marfim.

Não estava claro quando as imagens foram gravadas e não foi possível confirmar a autenticidade do vídeo de forma independente.

"Podemos confirmar que duas pessoas, inclusive um cidadão britânico foram sequestrados na Nigéria em 12 de maio", disse um comunicado do Ministério do Exterior britânico. "Um vídeo foi divulgado supostamente mostrando os reféns, e autoridades estão tentando verificar com urgência a autenticidade (do vídeo)."

O ministério italiano de Relações Exteriores também divulgou um comunicado em seu site oficial dizendo estar avaliando o vídeo.

O braço da Al Qaeda no norte da África, a Al Qaeda do Magreb Islâmico (AQIM, na sigla em inglês), é conhecido por operar no vizinho Níger e já sequestrou trabalhadores estrangeiros no país, mas esse é o primeiro incidente na Nigéria.

Se os sequestradores forem de fato membros da AQIM, seria um significativo aumento no risco à segurança do país mais populoso da África, que já foi cena de ataques nos últimos meses pela seita radical islâmica Boko Haram.

Especialistas em segurança e diplomatas acreditavam que os dois homens haviam sido capturados por criminosos locais em maio e não estavam convencidos do envolvimento de membros da Al Qaeda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página